NotíciasPL Nacional

Partido Liberal apresenta o movimento PL60+ na próxima terça, 28, em Brasília

ÀS PESSOAS COM 60 ANOS OU MAIS.

Com o lançamento do movimento, o PL começa uma caminhada de comprometimento com políticas públicas que garantam os direitos e o bem-estar das pessoas com 60 anos ou mais. O lançamento será na próxima terça-feira, 28/11, às 14h30, no Complexo Brasil 21, em Brasília. Fique atento, o acesso é controlado com vagas limitadas.

Confira a matéria na íntegra*

O Brasil tem, hoje, mais de 31 milhões de brasileiros com 60 anos ou mais. Segundo levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em julho de 2022 –, 14,7% da população residente no Brasil, mais que o triplo do registrado em 1991, quando a faixa etária contabilizava 10,7 milhões de pessoas.

Diante dessa realidade e atento às demandas para garantir os direitos e o bem-estar desse crescente público no país, o Partido Liberal apresenta aos brasileiros o movimento PL60+, em evento a ser realizado na próxima terça-feira, dia 28 de novembro, às 14 horas, no Complexo Brasil 21, em Brasília.

É mais uma grande iniciativa do Partido Liberal. Os líderes maiores do partido, presidentes nacional Valdemar Costa Neto; presidente de Honra, Jair Bolsonaro; e a presidente nacional do PL Mulher, Michelle Bolsonaro, estão mostrando que o PL está comprometido com políticas públicas que garantam os direitos e o bem-estar das pessoas com mais de 60 anos, a serem conquistadas por meio de ações e parcerias.

A participação no evento requer controle especial através de convite e inscrição antecipada. Segundo publicação nas redes sociais do PL Nacional, em breve o link de inscrição será liberado. Fiquem atentos!

População idosa em números

De acordo com o Censo Demográfico de 2010, o Brasil somava 20,5 milhões de pessoas com 60 anos de idade ou mais, representando 10,78% da população residente. O Censo 2022, divulgado recentemente, apontou que a população idosa no país alcançou o número de 31,2 milhões, sendo 14,7% dos brasileiros. O aumento foi de 39,8% no período de 2012 a 2021.

Ainda segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida das brasileiras e brasileiros segue aumentando. No início do século, a estimativa de vida era de 34 anos. Nos anos 2000, essa média deu um salto, com uma pessoa no país vivendo até os 70 anos. Já a projeção feita pelo Instituto para 2060 é de que uma pessoa no Brasil possa viver em média até os 81 anos.

De acordo com o IBGE, as pessoas com 60 anos ou mais estão mais concentradas no Sudeste (16,6%) e no Sul (16,2%). Por outro lado, apenas 9,9% dos residentes do Norte são pessoas idosas. Na comparação com 2012, a participação da população idosa cresceu em todas as grandes regiões. Entre os estados, aqueles com maior concentração de pessoas idosas são Rio de Janeiro (19,1%) e Rio Grande do Sul (18,6%). Já Roraima tem a menor participação desse grupo etário em sua população (7,7%).

Nesses dez anos, o Centro-Oeste teve o maior aumento populacional (13%), seguido pelo Norte (12,9%). No entanto, as duas regiões mantiveram as menores participações na população total (7,8% e 8,7%, respectivamente). Já o Sudeste, região mais populosa, aumentou seu contingente em 7,3% e passou a concentrar 42,1% da população em 2021. O Nordeste, por outro lado, teve o menor crescimento populacional no período (5,1%) e concentrava 27,1% da população do país.

*Com informações de publicação nas redes sociais do PL Nacional. Clique aqui para acessar o Instagram.