ENTREVISTA AO JORNAL GENTE (BAND).
O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, em entrevista concedida ao Jornal Gente, transmitido pela Rádio Bandeirantes e Band News, nessa segunda-feira, 11/9, falou que o governo federal precisa trabalhar para o país voltar a se desenvolver; sobre os feitos do ex-presidente Bolsonaro e de seu trabalho como presidente de Honra do PL; sobre cotas raciais e de mulheres; e outras questões envolvendo o atual momento político. Acesse a entrevista na íntegra através de link ao final desta matéria.
Confira abaixo a matéria na íntegra*
Brasília – O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, iniciou a semana com entrevista ao Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes e Band News. Durante a conversa nessa segunda-feira, dia 11 de setembro, Valdemar declarou que já está na hora do governo federal trabalhar para retomar o desenvolvimento do país.
“Nós precisamos voltar o que? A falar do Brasil, a falar da economia, do desemprego, das milhares de empresas que estão fechando no Brasil. Nós queremos é que criem empresas no Brasil. Nós temos que voltar a discutir isso aí”, declarou Valdemar ao prosseguir:
“Eu não tenho a intenção de discutir com o Judiciário, pelo contrário, nós temos que viver em harmonia. Judiciário, Executivo e Legislativo. Nós temos que ter paz para o país se desenvolver. Nós queremos o Brasil indo para a frente, não queremos ir para trás”, defendeu Costa Neto.
Ao ser questionado sobre como o PL vê Bolsonaro, disse que o partido está cumprindo a obrigação com ele e exaltou o ex-presidente da República, ao declarar que ele fez muito pelo país.
“Eu acho isso e entendo que nós temos projetos para ele pela frente, e isso basta ver o Bolsonaro quando vai a algum lugar e quando sai e é recebido pelas pessoas na rua, a gente vê o prestígio dele e vê que o povo está do lado dele. Então, eu acho que nós temos cumprido a nossa parte e o Bolsonaro também, tem feito essas visitas nos Estados, todas são coroadas de sucesso, é impressionante”, reconhece Valdemar ao elogiar o carisma do presidente de honra do PL.
Durante a entrevista, Costa Neto foi indagado também se já existem nomes escolhidos pelo partido para lançar candidatura à presidência da República em 2026, após a ilegibilidade do ex-chefe do Executivo.
“Não passa isso pela nossa cabeça. A gente entende que o Bolsonaro ainda tem muita chance de ser candidato, porque as coisas mudam. Esse processo que foi decidido pelo TSE, não é fácil isso, mas pode ser que as coisas mudem no país e o pessoal entenda que foi feito uma injustiça com ele. Deixá-lo inelegível sem mandato, deixar inelegível se não envolveu nada público, porque ele falou para os embaixadores, isso não tem sentido acontecer, e nós vamos entrar com uma ação internacional também”, reforçou ao defender o ex-presidente.
Outro assunto discutido na entrevista foi a minirreforma eleitoral. Ao falar sobre as mudanças no texto, Valdemar ressaltou que quem usar o dinheiro público fora das atribuições eleitorais ou partidárias tem que ser punido.
“O camarada vai lá comprar uma casa para ele morar com o dinheiro público, ele tem que ser punido, ele compra um helicóptero com dinheiro público, não tem saída, então acontece o seguinte, nós deixamos isso bem claro na lei”, disse Valdemar ao continuar sua explicação:
“Agora o grande problema que nós enfrentamos, foi o problema dos negros. A cota dos negros eles definiram três meses antes da eleição. Isso aí a constituição é clara, a lei eleitoral não pode ser alterada um ano antes das eleições, nós estamos acertando esta cota também para não ter problema. Das mulheres, agora estamos fazendo uma emenda para colocar 30% de candidatas”, revelou Costa Neto ao concluir:
“Nós teríamos no primeiro ano – na primeira eleição – 15% do Congresso, que é hoje o número que nós temos. Então nós vamos alterar isso aí para equilibrar, e para ter realmente um maior número de mulheres comandando”, completou o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto.
CLIQUE AQUI para assistir a entrevista na íntegra
*Com informações de matéria publicada no portal do PL Nacional em 11 de setembro de 2023, sob fonte da entrevista de Valdemar Costa Neto, concedida no mesmo dia ao Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes e Band News.