Fabiana BarrosoNotícias

Sob a presidência de Fabiana Barroso, CPI das Encostas convoca autoridades

DILIGÊNCIA EM SÃO SEBASTIÃO. 

Em primeira reunião do segundo semestre, na quarta-feira, 9/8, o grupo de investigação da CP das Encostas, presidido pela deputada estadual Fabiana Barroso (PL), aprovou convites a autoridades do tema, diligência em São Sebastião, e projetou expandir ações para mais regiões do Estado de SP.  “A CPI vai mudar a vida dos cidadãos e ajudar as prefeituras de diversos municípios a tratar e solucionar problemas de deslizamentos”, declarou Fabiana Barroso.

Confira abaixo a íntegra da matéria*

Sob a presidência da deputada estadual Fabiana Barroso (PL-SP), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Alesp, que investiga casos de deslizamentos em encostas pelo Estado de São Paulo, realizou sua primeira reunião do segundo semestre na tarde da quarta-feira, dia 9 de agosto, quando foram deliberados 12 itens da pauta.

Após as discussões, o Colegiado aprovou todos os requerimentos. As solicitações variaram entre pedidos de informação ambiental e estratégica para organizações estatais e convites de especialistas do tema para participar de oitivas com os parlamentares da Alesp, ao longo das próximas reuniões da CPI, que estão marcadas para acontecer semanalmente, sempre às 10 horas das quintas-feiras.

AUTORIDADES CONVIDADAS

Entre as determinações aprovadas pela Comissão, destacam-se o convite à secretária de Meio-Ambiente do Estado de São Paulo, Natália Rezende, para prestar informações à CPI, e aos geólogos Eduardo Soares de Macedo e Fabrício Araújo Mirandola, para serem ouvidos pelos deputados a respeito dos danos socioambientais e econômicos decorrentes dos deslizamentos e enchentes.

Também foram convidados a prestar informações à CPI, representantes do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), da Defesa Civil do Estado de São Paulo, e da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

De acordo com a presidente da CPI das Encostas, deputada Fabiana Barroso (PL), o convite a especialistas no assunto aprofundará as investigações, permitindo um melhor prosseguimento dos trabalhos.

“Existe sempre uma explicação técnica de por que ocorrem os deslizamentos, por quais motivos alguns terrenos são perigosos para construções e as razões meteorológicas de prevenção em locais específicos. Com um corpo técnico acompanhando nossos trabalhos, vamos levar melhorias verdadeiramente efetivas para o povo paulista”, avalia a presidente do Colegiado, Fabiana Barroso.

VISITAS A MUNICÍPIOS

No dia 21 de junho, a CPI aprovou um requerimento de autoria do deputado Capitão Telhada, que prevê a realização de uma diligência presencial da Comissão no município de São Sebastião, um dos mais atingidos pelos deslizamentos recentes. O parlamentar teve outros três requerimentos aprovados, convidando o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto; o coordenador da Defesa Civil, Coronel Hengel Ricardo Pereira; e o gerente de Apoio do Litoral Norte, Coronel André Marcelo Warol Porto Rodrigues, para acompanharem a visita dos parlamentares da Alesp.

Em consonância com o colega de mesa, a presidente Fabiana Barroso projetou uma atuação em várias regiões para além de São Sebastião.

“Fui em algumas regiões do Estado em que ocorrem alagamentos e pude ver a real importância dessa CPI. Ela vai mudar a vida dos cidadãos e ajudar as prefeituras de diversos municípios a tratar e solucionar problemas de deslizamentos”, declarou a deputada do PL.

*Com informações de matéria publicada no portal da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) em 9 de agosto de 2023, às 18h11.