“INCENTIVO AO CONFORMISMO”
Em pronunciamento no Senado nessa terça-feira, 19/9, Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) criticou a frase ‘O Brasil está de volta’ divulgada pelo governo federal, que na sua interpretação incentiva o conformismo, avaliando ser um retrocesso quando comparadas as gestões e os escândalos envolvendo os governos anteriores do partido governista. Quanto ao STF, expressou preocupação com os debates sobre aborto, porte de maconha, defendendo a preservação de valores fundamentais.
Confira abaixo a matéria na íntegra*
O senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) manifestou preocupação, em pronunciamento no Plenário do senado Federal nessa terça-feira, dia 19 de setembro, com “os rumos do país”.
Marcos Pontes criticou a frase “o Brasil está de volta”, utilizada pelo governo Lula, que a seu ver incentivaria o “conformismo”. O senador afirmou que o país necessita de “uma economia forte, educação de qualidade, ciência, tecnologia e políticas públicas eficientes”.
“Nós não queremos, por exemplo, que o Brasil esteja de volta à inflação, volta à corrupção, de volta com o toma lá dá cá, que esteja de volta com a mentira e com tantas coisas ruins a que nós já assistimos neste país durante tanto tempo”, lembrou o senador do PL paulista.
Supremo
O senador expressou preocupações também com temas debatidos no Supremo Tribunal Federal (STF), como a legalização do aborto e a descriminalização do porte de maconha. Ele enfatizou a importância de preservar “valores fundamentais”, como o respeito à família.
“Eu acho que, se eu perguntar para cada um dos pais de família, para as mães de família especialmente, vão saber o que querem para os seus filhos. É o que nós estamos defendendo aqui: defendendo a família e não defendendo as narrativas”, enfatizou Pontes.
Impostos
O senador reconheceu a importância da reforma tributária, mas disse que a proposta de emenda à Constituição (PEC 45/2019) em análise pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pode levar a um aumento de impostos.
“A reforma tributária sendo trabalhada aqui, que idealmente deveria ter três pilares: o primeiro, simplificar. O segundo, reduzir os impostos e o terceiro, descentralizar. Nós não vemos 100% em nenhum desses pilares. Nós vemos aí o aumento de impostos”, avalia Marcos Pontes.
CLIQUE AQUI – íntegra do discurso do senador Astronauta Marcos Pontes
*Com informações de matéria publicada no portal do PL Nacional em 20 de setembro de 2023, sob fonte de publicação da Agência Senado. Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado.