Notícias

Rubens Braga, fundador do PL em Piracicaba, de volta aos quadros do partido

O FILHO, PROFESSOR JOÃO BRAGA, TAMBÉM SE FILIOU AO PL.  

O retorno do primeiro filiado do PL de Piracicaba, professor Rubens Braga, um ícone do esporte e da política piracicabana, aconteceu nessa quarta-feira, 13/10, junto com a filiação de seu filho, professor João Braga, adesões importantes para agregar conhecimento e qualidade aos projetos que o partido tem para a cidade.

 

Em 11 de maio de 1988 o Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou a designação de Rubens Leite do Canto Braga como presidente municipal do PL de Piracicaba; e após longa pausa da vivência partidária, nessa quarta-feira, dia 13 de outubro, o primeiro filiado e líder do PL piracicabano retorna às fileiras do partido, trazendo com ele o filho, professor João Braga, que também se filiou à legenda 22, com a presença do presidente do PL na cidade, vereador Laércio Trevisan Jr., e do secretário da Ação Cultural e Turismo de Piracicaba, Adolpho Queiroz.

Como primeiro dirigente à frente da legenda liberal em Piracicaba, o renomado professor Rubens Braga, representava os ideais de qualidade dos quadros partidário e político, defendidos pelo fundador do Partido Liberal, saudoso Professor Alvaro Valle.

Professor Rubens Braga, nessa época, já tinha seu nome marcado na história política e esportiva da Noiva da Colina, com mandatos e ações visionárias como vereador, e percussor dos maiores projetos e programas esportivos da cidade, tendo, inclusive, convivido e trabalhado ao lado de verdadeiras lendas do esporte, entre elas: Maria Helena, Heleninha, Delcy, Zilá, Angelina, Magic Paula, Branca, Pecente e Wlamir, que formaram e dirigiram esquadrões do basquete piracicabano, seja no E.C. XV de Novembro ou na AD Unimep.

Rubens Braga se define como um apaixonado pelo XV de Piracicaba, tendo atuado como diretor e técnico das equipes masculina e feminina de basquete e técnico do time de futebol. “Sou um fanático pelo esporte, mas considero a criação da Guarda Mirim a minha maior marca, tenho orgulho da instituição, e também a alegria de ter constituído uma família grande e unida. São esses valores que devemos defender e preservar enquanto homens públicos. Me sinto honrado e homenageado com a minha volta ao PL e com a filiação do meu filho, que certamente poderá contribuir muito com o partido na cidade”, declarou professor Rubens Braga.

BREVE PERFIL

Rubens Leite do Canto Braga, mestre da loja maçônica piracicabana, nasceu em 23 de Novembro de 1929 em Piracicaba, é graduado pela Faculdade de Educação Física da USP, pedagogo e Mestre em Educação pela UNIMEP, tendo também lecionado nessas entidades educacionais. Especialista pela USP em técnicas desportivas de atletismo, futebol, voleibol e basquetebol, foi o primeiro colocado nos concursos de ingresso ao Magistério Secundário e de técnico desportivo do Departamento de Educação Física e Esportes do Estado de São Paulo.

Foi delegado regional de Educação Física e Esportes em Piracicaba, e por duas oportunidades ocupou o cargo de secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras. Prestou excelentes serviços como conselheiro e diretor de tradicionais entidades sociais e desportivas de Piracicaba, entre elas: E.C. XV de Novembro, Clube de Campo, A.D. UNIMEP, Clube de Regatas, Palmares da Cidade Alta, Clube Coronel Barbosa, Rotary Clube Cidade Alta e Panatlhon Clube, todos de Piracicaba.

Esteve vereador em três mandatos, exercendo a presidência da Câmara Municipal de Piracicaba em duas legislaturas. Como parlamentar, Rubens Braga teve grande destaque na defesa dos interesses da comunidade, do desenvolvimento industrial e educacional e das atividades sociais e de lazer. Dentre seus inúmeros projetos destaca-se a criação da “Guarda Mirim”, que até hoje, como Instituto Formar, tem contribuído fundamentalmente na educação e na formação de milhares de crianças.

Em 13 anos como vereador propôs e conseguiu aprovar inúmeros projetos que viraram lei e até hoje são de grande importância para a cidade e à população piracicabana, entre eles: criação da Guarda Mirim (atual Instituto Formar); criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Industrial (COMEDI); autorização de incentivos fiscais para atração de novas indústrias, resultando no primeiro Distrito Industrial de Piracicaba; e numa época que a ecologia não era pautada, criou o Corpo de Vigilantes do Meio Ambiente, que através das crianças conscientizava os adultos sobre a necessidade de preservar a natureza; o plano de implantação do Sistema de Áreas Verdes do município; e o plano que tratou sobre a Industrialização do Lixo.

Em 2011, lançou o livro “História do Basquete em Piracicaba”, considerada por Rubens Braga, uma modesta contribuição para a divulgação da belíssima trajetória do basquetebol na cidade.

Foi locutor e comentarista esportivo na Rádio Educadora de Piracicaba, quando apresentou o programa “A Opinião de Rubens Braga”; além de ser um um dos fundadores da Associação dos Cronistas Esportivos de Piracicaba.

Por décadas, Rubens Braga dedicou-se à educação de infância e juventude, procurando estimular a prática sadia dos esportes, organizando campeonatos escolares, torneios atléticos, jogos infantis, corridas de rua, período em que também ministrou aulas nas Escolas Estaduais “Jerônimo Gallo”, “Sud Mennucci” e “Mello Moraes”, todas de Piracicaba, e “Costa Neves” de Rio das Pedras.