Notícias

Procon de Suzano orienta comerciantes sobre a reabertura dos estabelecimentos

AGENTES INFORMARAM AOS LOJISTAS SOBRE AS MEDIDAS ANTI-COVID-19.

A ação do órgão municipal da gestão liberalista, realizada nessa quinta (22/4), teve como objetivo vistoriar o funcionamento dos estabelecimentos e orientar os comerciantes sobre as mudanças nas normas do protocolo de combate à disseminação da covid-19 em Suzano.

A equipe do Procon Suzano orientou os comerciantes do centro da cidade nessa quinta-feira, dia 22 de abril, a respeito das mudanças no protocolo de combate ao novo coronavirus (Covid-19). Desde o último domingo, 18 de abril, o município se encontra na Fase de Transição do Plano São Paulo, que permite a reabertura de shoppings e lojas de rua das 11 às 19 horas.

Mesmo com o recuo das determinações mais rígidas, ainda existem restrições que devem ser respeitadas. Os estabelecimentos podem operar com público limitado a 25% da capacidade total e devem seguir protocolos para padrões de higiene, como a oferta de álcool gel, aferição de temperatura, respeito ao distanciamento mínimo entre as pessoas e outras ações que visem a proteção e a segurança de todos os presentes. O uso de máscara segue obrigatório para todos os cidadãos, em espaços fechados e abertos.

Segundo a diretora do órgão municipal, Daniela Itice, a ação teve como objetivo vistoriar o funcionamento dos estabelecimentos e orientar os comerciantes a respeito das normas, em especial sobre o número de pessoas no interior dos imóveis e da importância do distanciamento social para evitar aglomerações, principalmente nas filas dos caixas. Em algumas lojas que têm várias entradas, os agentes orientaram os funcionários a isolar algumas, deixando apenas um ponto de entrada e saída para facilitar o controle de acesso dos clientes.

“Algumas lojas já adotaram o controle de quantidade de pessoas, com fitas ou correntes limitando o acesso e placas informativas na entrada. A receptividade dos comerciantes à nossa equipe foi ótima. Contudo, presenciamos algumas situações de desrespeito às regras por parte dos clientes. Desta forma, orientamos a todos e pedimos apoio para que sigam as medidas sanitárias estabelecidas”, afirmou a coordenadora.

De acordo com Daniela, a fiscalização serviu como um alerta para que os comerciantes observem e mantenham os protocolos, principalmente neste momento, com a chegada do dia das mães. “Queremos orientar a todos, em especial o público, para que tomem os devidos cuidados e colaborem para diminuir a disseminação da Covid-19”, ressaltou.

_________________

FONTE:

Secretaria de Comunicação Pública de Suzano

release@secopsuzano.com.br

 

FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano