EVENTOS PLNOTÍCIASNotíciasPL Mulher SP

Presidente Nacional do PL quer fortalecer candidaturas de mulheres nas eleições municipais de 2020

Ao lado da líder e deputada federal, Soraya Santos, liberal planeja cronograma de eventos que marcam o início da programação em prol das mulheres.

O Presidente Nacional do PL, Tadeu Candelária, destacou hoje (20/02), ao receber lideranças femininas na sede do diretório regional em São Paulo, que está planejando uma série de encontros do PL Mulher para integrar as comemorações do Dia Internacional da Mulher 2020, a ser comemorado no próximo dia 8. Com isso, o pontapé inicial do projeto eleitoral para as eleições municipais deste ano ocorrerá com uma série de eventos e palestras nos estados e municípios para incentivar mulheres a participar de espaços de poder.

“O foco é incentivar as candidaturas de mulheres em cada estado brasileiro, porque compreendemos que a sociedade ainda está muito desequilibrada do ponto de vista da representatividade. Temos programados inúmeros eventos regionais no Estado de São Paulo e dialogamos com nossas bases partidárias em todo o país para que tenhamos projetos de apoio do início ao fim, porque essa mulher está lá para lutar pelo direito a ser eleita, mas ela não pode ser abandonada, nem do ponto de vista material e tampouco do ponto de vista de apoio, acolhimento, parceria e união”, alega o presidente.

O empoderamento político das mulheres é uma das condições para o aumento de sua liderança e participação políticas. Para Candelária, além do alistamento de mulheres nos partidos políticos, é preciso incentivo e fortalecimento às candidaturas de mulheres durante o período de campanha eleitoral. “Países que possuem representação igualitária são países que possuem o melhor índice de desenvolvimento humano”, opina.

Como a busca pelo voto pode se mostrar mais árdua para as candidatas devido ao dominante universo masculino, o presidente considera importante valorizar o engajamento de mulheres com a política nacional. Uma dessas vozes é a da deputada Soraya Santos (PL-RJ), Presidente do PL Mulher Nacional e 1ª Secretária da Câmara Federal, que tem o importante compromisso de lutar para que o partido seja referência na implementação de políticas públicas para mulheres. “A parlamentar é uma importante liderança e quer defender, incansavelmente, o interesse das mulheres no Congresso Nacional”, ressalta Candelária.

Ao lado da deputada, Tadeu Candelária reafirma o compromisso do PL de trabalhar em todos os estados brasileiros para fortalecer as candidaturas majoritárias. “Elas serão bases para os próximos passos políticos”, defende. O presidente avalia que candidatas e eleitorado têm papel importante nas eleições 2020. Para as postulantes aos cargos eletivos, ele aconselha: “Vocês têm toda condição de ir para uma eleição e vencer, porque vocês têm um olhar social”. E, a mulheres e homens eleitores, acrescenta: “o eleitorado precisa votar e prestar atenção nas mulheres. Elas estão mudando o Brasil”, destaca o liberal.