Governo FederalNOTÍCIASPresidente Jair Bolsonaro

Presidente Bolsonaro participa do lançamento de iniciativas do Banco do Brasil

INCENTIVO À PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E AOS CAMINHONEIROS.

Na quinta-feira, 7/4, o presidente da República, Jair Bolsonaro, prestigiou o evento de lançamento de duas iniciativas importantes do Banco do Brasil: ‘BB Cédula de Produto Rural Preservação’; e ‘ BB Antecipa Frete’. A primeira, entre outros incentivos, oferece crédito e recursos ao produtor rural para apoiar o cuidado com a sustentabilidade no campo; e a segunda frente, visando o fortalecimento do setor de transportes no país, permite a antecipação do valor dos fretes no formato digital, aos caminhoneiros autônomos que são correntistas do banco.

Confira abaixo a matéria na íntegra.

O Brasília – O Presidente da República, Jair Bolsonaro (PL-RJ) participou, na última quinta-feira, dia 7 de abril, da cerimônia de lançamento da Cédula de Produto Rural Preservação e do BB Antecipa Frete, duas iniciativas do Branco do Brasil que têm o objetivo de incentivar a preservação ambiental e facilitar a vida dos caminhoneiros.

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

O banco anunciou a emissão da ‘BB Cédula de Produto Rural Preservação’ – a primeira do banco voltada à preservação ambiental. A cédula oferece crédito e recursos ao produtor rural para apoiar o cuidado com a sustentabilidade no campo. Ela possibilita a monetização da área da propriedade preservada, tendo como lastro para a emissão do financiamento a vegetação nativa do imóvel rural. Assim, o BB CPR Preservação gera recursos adicionais ao produtor para suportar custos e despesas das atividades produtivas e de conservação.

Os valores financiáveis são estabelecidos de acordo com o bioma onde está localizada a propriedade rural, possibilitando a geração de recursos sobre as áreas de vegetação nativa, como reserva legal, áreas de preservação permanente e áreas excedentes de preservação.

A cédula ainda adiciona valor à atividade e aos produtos vindos da propriedade em função da adoção de ações voltadas à preservação do meio ambiente. O Presidente Jair Bolsonaro lembrou, em seu discurso, que o Brasil tem dois terços do território preservado e comentou as vantagens da cédula do BB ao afirmar que o homem do campo é um herói que arca com a preservação da sua propriedade e, agora, tem uma maneira de ser beneficiado vendendo os créditos por aquilo que preserva.

A primeira operação da cédula foi firmada durante a cerimônia pelo proprietário da Fazenda Alpes, localizada em Santa Lúcia (SP), Francisco Malta Cardozo. O empreendimento se destaca pela preservação das áreas de vegetação nativa, biodiversidade e recursos naturais.

FACILIDADES PARA OS CAMINHONEIROS

Para fortalecer o setor de transportes no país, foi lançado o ‘Antecipa Frete’, uma solução que permite aos caminhoneiros autônomos, correntistas do banco, antecipar o valor dos fretes de forma totalmente digital, por meio do aplicativo do banco para celular ou pelo BB Digital PJ.

A antecipação será concedida para frete com pagamento programado para os próximos 120 dias. As taxas de juros são a partir de 1,79% ao mês, conforme perfil do cliente.

A solução é resultado de parceria com as empresas transportadoras conveniadas com o Banco do Brasil. A empresa cadastra no sistema o pagamento dos fretes futuros, que ficam automaticamente à disposição do caminhoneiro para antecipação.

Há mais de 2,5 mil empresas do segmento do transporte de cargas que são correntistas do Banco do Brasil e têm a possibilidade de adesão à iniciativa, além de mais 132 mil clientes que são caminhoneiros autônomos. Considerando a renda média desses clientes, a instituição estima um potencial de quase R$ 8 bilhões por ano em fretes antecipados.

_________________

FONTE:

https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2022/04-1/presidente-da-republica-jair-bolsonaro-