A 7ª EDIÇÃO ESTADUAL DO EVENTO, REALIZADA NA CÂMARA DE SUZANO na noite dessa segunda-feira (25/11), reuniu mais de 300 participantes, que saíram fortalecidas para o embate eleitoral de 2020. Duas palestrantes deram o tom de empoderamento às pré-candidatas do PL: deputada federal Policial Kátia Sastre; e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Suzano, Larissa Ashiuchi.
A presidente estadual do PL Mulher, Professora Helô, conduziu os trabalhos do evento, prestigiado por várias autoridades do PL, entre elas: presidente do Partido Liberal, José Tadeu Candelária; líder do PL na Alesp, deputado André do Prado; prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi; presidente da Câmara Municipal de Suzano, vereador Gerice Rego Lione (anfitrião); vice-presidente estadual do PL-SP, José Renato da Silva; secretária estadual do PL-SP, Marina Della Vedova; e a presidente do PL de Suzano, Cíntia Renata Lira.
O caminho de sucesso das pré-candidatas da legenda 22 nas eleições de 2020 está sendo pavimentado a cada Conferência Estadual do PL Mulher paulista ’Mais Mulher na Política. Maior Representação Feminina no Poder’, que levou sua sétima edição à região do Alto Tietê na noite dessa sexta-feira, 25 de novembro, reunindo mais de 150 participantes em sua sétima edição, realizada na Câmara Municipal de Suzano.
A campanha do PL Mulher de incentivo, capacitação e qualificação de candidaturas femininas, busca eleger o maior número de prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras nas eleições municipais do próximo ano, no estado de São Paulo.
Conduzida pela presidente estadual do PL Mulher, Heloísa Antunes – a Professora Helô -, a conferência teve participação de dirigentes, líderes e pré-candidatas liberalistas da região do Alto Tietê, além de lideranças e autoridades femininas, inclusive de outras legendas, que prestigiaram o evento.
O PL MULHER QUER MAIS!
A presidente estadual do PL Mulher, Professora Helô, apesar de entender a necessidade das cotas, chama atenção para os números desiguais de gêneros na política, alertando sobre a necessidade de a mulher perceber suas capacidades e se apresentar efetivamente para mudar esta realidade.
“O PL Mulher ao promover as conferências e os cursos, está chamando as mulheres para caminharem juntas, ao lado do movimento feminino do Partido Liberal, para aflorarem suas forças pelo coletivo, e com qualidade, empoderadas, se apresentarem para o processo eleitoral em 2020.”, explica Professora Helô ao concluir em tom de chamamento: “O PL é a casa de vocês. Queremos que se preparem, se afirmem enquanto mulheres capazes de promover uma política plural e limpa.”, afirma a dirigente maior do PL Mulher paulista.
Para o presidente estadual do PL-SP, José Tadeu Candelária, um dos maiores incentivadores do movimento feminino da legenda 22, as próximas eleições municipais tendem a eleger o maior número de mulheres da história, alertando sobre a necessidade de o partido se preparar para esse momento. “São fundamentais as conferências, os cursos e todos os eventos que elevem o conhecimento e a qualidade de nossas líderes femininas, mas é necessário que cada diretório municipal do PL interiorize suas ações, focando na formação de núcleos do PL Mulher, e na qualificação de suas pré-candidatas.”, alerta Tadeu Candelária ao concluir:
“Ao participar da conferência de mulheres do Partido Liberal na cidade de Suzano, pude testemunhar a unidade dos movimentos femininos do PL do Alto Tietê, em torno da missão partidária que temos, de eleger o maior número de prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras nas eleições de 2020. A conferência nos mostrou que o caminho da vitória já está sendo pavimentado na região do Alto Tietê.”, afirma Candelária.
NOITE INSPIRADORA
O líder do Partido Liberal (PL) na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), deputado estadual André do Prado, também ressalta a fundamental importância da participação da mulher na política. “Foi uma noite que inspirou mulheres a verem que participar da política é a principal forma de solucionar os problemas que enfrentamos diariamente.”, avalia André do Prado ao concluir: “Cada vez mais, elas devem ocupar também esse espaço.”, afirma André, vice-presidente nacional do PL.
PALESTRAS ESCLARECEDORAS E MOTIVADORAS
A palestrante, deputada Policial Kátia Sastre, além de mostrar como funciona a atuação parlamentar, mostrou os caminhos na definição de políticas públicas para mulheres. “Essas políticas públicas só serão realidade quando elevarmos o número de mulheres com mandatos. As bancadas femininas nas câmaras municipais, prefeituras, Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, precisam ser fortalecidas – e muito – já a partir das eleições municipais de 2020, quando não será mais possível dividir a cota de 30%, já que com o fim das coligações na proporcional, cada partido deverá montar sua própria chapa com candidatas. E pela organização, certamente o PL está na frente das demais legendas nessa caminhada.”, afirma a deputada Kátia Sastre.
Forte líder do PL na região do Alto Tietê, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Suzano, primeira-dama Larissa Ashiuchi, palestrou o tema ‘Mulheres empoderadas e seus desafios’, fazendo um chamamento para que as mulheres conheçam e reconheçam suas capacidades políticas e potenciais eleitorais, alertando que tenham mais consciência de seus valores, e sobre a importância da formação, da qualificação para que estejam capacitadas para os desafios político-eleitorais, ou mesmo para alçar voos mais altos e ocupar mais cargos de liderança em grandes companhias.