Eleições 2024NotíciasPL Estadual - SP

PL celebra as filiações de Sonaira Fernandes e Rute Costa em grande estilo

APOIO DE BOLSONARO E MICHELLE.

 Além do apoio e das boas-vindas do presidente de Honra do PL, Jair Bolsonaro, e da presidente nacional do PL Mulher, Michelle Bolsonaro, outras autoridades e lideranças prestigiaram a filiação de Sonaira Fernandes e Rute Costa ao Partido Liberal, entre elas: governador de SP, Tarcísio de Freitas; presidente da Alesp, deputado André do Prado (PL-SP); prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; presidente estadual do PL Mulher SP, deputada federal Rosana Valle; e o presidente do PL paulistano, vereador Isac Felix. 

Confira abaixo a matéria na íntegra

Com a oportunidade da janela partidária, o Partido Liberal do estado de São Paulo vai ganhar mais dois reforços femininos de grande peso político no seu time de lideranças com as filiações da secretária estadual de Políticas para a Mulher do governo paulista, Sonaira Fernandes (vereadora paulistana licenciada), e da vereadora de São Paulo, Rute Costa.

O evento para celebrar as filiações ao PL das duas importantes lideranças políticas da cidade e do estado de São Paulo aconteceu na tarde dessa segunda-feira, dia 25 de março, na zona norte paulistana.

Sonaira Fernandes e Rute Costa chegam ao PL sob o prestígio do presidente de Honra do PL, Jair Bolsonaro; da presidente nacional do PL Mulher, Michelle Bolsonaro; do governador de SP, Tarcísio de Freitas; do prefeito paulistano, Ricardo Nunes; do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), deputado estadual André do Prado (PL); da presidente estadual do PL Mulher SP, deputada federal Rosana Valle; e do presidente do PL paulistano, vereador Isac Felix.

As duas personalidades femininas da política paulista também foram recepcionadas em grande estilo por lideranças do PL de todo o estado de SP, como: deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e dirigentes municipais, que se deslocaram de suas cidades para prestigiar mais este momento especial do Partido Liberal, que segue reforçando seu grupo político visando às eleições deste ano.

BREVE PERFIL

Sonaira Fernandes – Sonaira Fernandes de Santana, natural de Riachão do Jacuípe (BA), foi eleita para o primeiro mandato de vereadora na Câmara Municipal de São Paulo, com 17.881 votos nas eleições de 2020. Entre os projetos de lei de sua autoria, destaca-se a propositura que versa sobre o respeito dos serviços públicos à dignidade, especialmente de crianças e adolescentes, pessoas em desenvolvimento e em condição de especial fragilidade psicológica (PL 98/2021); e o que propõe tornar a liberdade religiosa inviolável enquanto direito fundamental (PL 834/2021). Também auxiliou na criação da Frente Parlamentar em Defesa da Vida, da Família e do Direito Natural (PR 21/2021) e a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras (PR 45/2021). Em 2023, com a eleição de Tarcísio de Freitas como governador de SP, Sonaira foi nomeada secretária de Políticas para as Mulheres do estado.

Rute Costa – Rute Freire da Costa, nascida na cidade de São Paulo em 19 de Dezembro de 1966, filha caçula de José Wellington Bezerra da Costa e Wanda Freire da Costa, é líder do conjunto de adolescentes da Assembleia de Deus no Brasil, na grande SP. Formada em Psicologia, concluiu sua especialização em Psicopedagogia, justamente para entender melhor a questão do adolescente. Rutinha, como é conhecida popularmente, foi eleita em 2016 para seu primeiro mandato como vereadora de São Paulo, reelegendo-se nos pleitos de 2020 com mais de 43 mil votos. Além de criar a Frente Parlamentar Evangélica, em 2019 foi eleita por unanimidade como segunda vice-presidente da Câmara Municipal de São Paulo no ano de 2019; e por dois anos seguidos foi integrante da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) – a mais importante comissão do parlamento paulistano.