ArtigosNotíciasNOTÍCIASPL Mulher SP

MULHERES EMPODERADAS SALVANDO O “MUNDO DOS HOMENS”

Artigo em homenagem à Coronel Eliane Nikoluk, agraciada com o Título de Cidadã Mogiana pela Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, em sessão solene realizada na sexta-feira, 23 de novembro de 2019.

Por José Tadeu Candelária*

Há 78 anos, em 1941, quando as narrativas em geral apresentavam mulheres como coadjuvantes, o psicólogo sufragista e feminista, Charles Moulton, criou a fantástica e superpoderosa heroína, Mulher-Maravilha, um dos ícones femininos mais celebrados da história dos quadrinhos, chegando ao mundo dos mortais como uma espécie de ‘embaixadora da paz e do amor’.

A personagem inspirou a criação de outras heroínas surgidas nas décadas seguintes, que com superpoderes ou não, também foram celebradas e ganharam seus espaços de poder no universo dos quadrinhos.

Recentemente, em 2017, o filme Mulher-Maravilha surpreendeu o mundo com mensagens focadas no que há de melhor na humanidade, mostrando que mesmo nos momentos mais sombrios, quando as pessoas tendem a pensar que o mal vence o bem, havendo amor e respeito ao próximo, com unidade, fé e esperança, é possível fazer diferente em qualquer situação, seja ela de caráter pessoal, profissional ou político.

Em uma das cenas mais expressivas, como a líder que acredita no bem e no melhor das pessoas, ela enfrenta o exército alemão saindo da trincheira e atravessando o campo de guerra, para abrir caminho aos amigos e à população que sofria com as consequências do conflito em toda a Europa.

A cena emociona e vem repleta de significados que transcendem ao ambiente de uma guerra, tais como coragem, amor ao próximo, desprendimento para lutar contra injustiças, trabalho em equipe, e, sobretudo, um grande exemplo de que esse poder divino quem tem é a mulher.

Chama atenção, ainda, como Diana se impõe ao “mundo” dos homens no início do século XX, participando de reuniões governamentais restritas ao sexo masculino, deixando claro suas opiniões e convicções.

Assim como a personagem-ícone de empoderamento feminino da história de ficção, nossa homenageada já demonstrou na sua vitoriosa e exemplar carreira militar; e também na sua recente caminhada na vida política, de que as mulheres devem se sentir seguras, autoconfiantes e preparadas para disputar posições de destaque, em quaisquer áreas.

No mesmo ano em que o filme Mulher-Maravilha estava nos cinemas, em 2017, nossa honrosa líder Coronel Eliane Nikoluk, quando à frente da Polícia Militar no Vale do Paraíba, em entrevista fez uma afirmativa que me marcou, com a seguinte mensagem:

“A gente sabe que tudo é a desconstrução de uma base que limita muita gente. Mas quero aqui é que meninas, negros, gays, e todo tipo de minoria, sinta-se representada. Se estou aqui é para também garantir que outros possam, e sem perder a essência do que são. Todos os seres humanos precisam ter acesso às mesmas oportunidades.”.

Poderíamos dizer tratar-se de um simples pensamento, mas não, trata-se da história de vida de uma mulher guerreira, firme de suas convicções desde jovem, que chegou ao mais alto escalão da Polícia Militar do estado de São Paulo, sendo a primeira mulher a ocupar o posto de comandante da PM no interior paulista.

Pioneirismo este que a coloca como uma honrada representante da participação feminina nas esferas de decisão e poder, e exemplo também às minorias, já que sua função colocou-lhe de frente à realidade das regiões mais afastadas, das periferias, onde os índices de vulnerabilidade social eram altíssimos, mostrando com seu exemplo de bem-servir, que os desafios da vida podem ser superados, sobretudo com lealdade, respeito, e vontade de vencê-los.

Filha de militar, nossa grande líder feminina, mãe de duas jovens, continuou quebrando barreiras, e percebendo que sua missão pública de trabalhar pelo bem das pessoas poderia ser bem maior, para nossa felicidade, aceitou convite para ingressar na política através da nossa legenda, formando a chapa candidata ao governo paulista que mais cresceu em todo o período de campanha das eleições de 2018, ao lado do então governador Marcio França.

Formada em 1989 na primeira turma de mulheres da academia Barro Branco, desde maio de 2018, nossa grande líder paulista, hoje agraciada com o título de Cidadã Mogiana, está em outro desafio público como secretária de Segurança e Defesa do Cidadão do município de Jacareí, pasta que engloba a Guarda Civil Municipal, a Defesa Civil, a unidade de Fiscalização de Posturas, e o Procon, sendo ainda a responsável pela implantação do centro de operações integradas da cidade.

Promover honrarias à coronel Eliane Nikoluk é fazer-se justiça à mulher-mãe que se coloca à prova o tempo todo, sempre cumprindo as missões públicas que lhes são dadas, com a cuidadosa competência de uma mulher que desconhece a fraqueza e sabe impor sua autoridade, com a peculiaridade feminina do equilíbrio, da sabedoria e da sensibilidade.

Enquanto a Mulher-Maravilha representa um ícone do empoderamento feminino, nossa guerreira coronel Nikoluk é a representação materializada dessa força divina, hoje referência ao movimento de Mulheres do Partido Liberal e às mulheres paulistas.

Que as novas gerações de meninas do Brasil possam se inspirar no símbolo de empoderamento feminino da personagem Mulher-Maravilha, e da força real de uma mulher que combate o bom combate todos os dias: nossa justa homenageada, coronel Eliane Nikoluk, que tem à frente da sua posição de poder, o amor e a esperança por dias melhores.

É esse exemplo de ética e compromisso plural, e não outro, que aproxima o PL a coronel Eliane Nikoluk, que juntos atuarão com coragem, brio, afinco e transparência, para fortalecer ainda mais o partido, e num futuro bem próximo, construir uma sociedade com maior igualdade e justiça social.

Obrigado Coronel Eliane Nikoluk por fazer parte da Família PL do estado de São Paulo!

 

* José Tadeu Candelária é presidente do Partido Liberal do estado de São Paulo.