Notícias

Moção pede prioridade na vacinação anti-Covid-19 a profissionais que estão ao lado da morte

INICIATIVA DO VEREADOR ‘FAROFA’ GANHA APOIO ESTADUAL DO PL

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou Moção do vereador ‘Farofa’, que faz apelo veemente ao governo de São Paulo, para que trabalhadores de cemitérios, necrotérios e funerárias, considerados pelo Governo Federal como atividades essenciais, sejam inseridos urgentemente na lista de prioridades da vacinação contra Covid-19.  A Moção do vereador mogiano ganhou força e apoio da Bancada dos deputados do PL-SP, que reforçaram essa justa reivindicação de Farofa através de ofícios dirigidos ao governador João Dória. 

Na terça-feira, dia 30 de março, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou Moção de Apelo do vereador Francimario Vieira – Farofa -, que indica e pede ao governador João Dória e ao secretário de estado da Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, a urgente inclusão dos trabalhadores de cemitérios, necrotérios e funerárias nos grupos prioritários de vacinação no estado de São Paulo, já inseridos na descrição dos grupos prioritários do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, conforme publicação no DOU no início de janeiro deste ano.

A inciativa do vereador Farofa ganhou atenção especial da Direção Estadual do PL-SP, que apoiou integralmente esse justo pleito do vereador liberalista de Mogi das Cruzes, transmitindo esse pedido de apoio aos deputados estaduais do Partido Liberal, no sentido de reforçarem esse apelo junto ao governo estadual.

Esses trabalhadores garantem a organização dos cemitérios, a limpeza das covas e jazigos, cavando e cobrindo sepulturas, carregando caixões, realizando sepultamentos, entre outras funções sujeitas a riscos variados à saúde, que se agravam nesse período crítico da pandemia, provocando, inclusive, o sofrimento físico e mental que os ameaçam diariamente diante do perigo de contaminação que se colocam.

APELO AOS MANDATÁRIOS DO PL DE TODO O ESTADO

O presidente estadual do PL-SP, José Tadeu Candelária, considerando de extrema relevância o apelo do parlamentar mogiano, acredita que o partido pode e deve ampliar as vozes sob essa reivindicação, sugerindo que além do apoio manifestado pelos deputados, vereadores da legenda liberal das cidades paulistas, também façam suas moções, por ser justa e necessária.

“Temos que cultuar a solidariedade. A força do trabalho coletivo pelo bem-comum é extremamente necessária neste momento de pandemia que estamos vivendo. Os profissionais desses setores de atividades, mesmo cumprindo os protocolos preventivos, estão muito expostos ao coronavírus, correndo riscos diários de serem contaminados pela Covid-19 e de contaminarem familiares que participam dos sepultamentos. Solicito aos mandatários liberalistas do Estado de São Paulo que façam coro nesse justo apelo”, sugere Candelária.

ENTIDADES REPRESENTATIVAS

A Moção do vereador farofa está em consonância com as reivindicações de entidades representativas desses setores, que estão unidas no pedido de prioridade às suas categorias na vacinação contra a Covid-19. Lembrando que a medida já foi adotada pelos Estados Unidos e Reino Unido, entre outros países, o Sindicato de Cemitérios e Crematórios do Estado de São Paulo (Sincep) protocolou pedido de prioridade na Secretaria de Estado da Saúde do governo paulista, iniciativa que ganhou adesão de outras dez entidades desses segmentos em todo o Brasil.

 

CLIQUE AQUI – Íntegra da Moção de Apelo do vereador Farofa