NotíciasRicardo Madalena

Madalena é vice-presidente da CPI criada para apurar irregularidades ambientais

CAVA SUBAQUÁTICA NO ESTUÁRIO ENTRE SANTOS E CUBATÃO.

O líder do PL na Alesp, deputado Ricardo Madalena, vai mais uma vez contribuir com sua experiência profissional de engenheiro. A Comissão Parlamentar de Inquérito foi criada para investigar supostas irregularidades nos processos de licenciamento e monitoramento da cava no litoral de São Paulo, que exige urgente averiguação, considerando que mais de 2 bilhões de litros de sedimentos tóxicos preenchem o profundo cavado, podendo provocar crime ambiental com as mesmas dimensões do ocorrido na cidade mineira de Brumadinho.

Leia abaixo a matéria completa.

 

Em fevereiro deste ano a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou o Requerimento nº 295/2019 para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), no sentido de investigar supostas irregularidades envolvendo os processos de licenciamento e monitoramento da cava subaquática no estuário entre Santos e Cubatão, no litoral de São Paulo. Recentemente, sob o ato 06/2021 da presidência do Legislativo paulista, foi criada a CPI das Cavas Subaquáticas, que tem 120 dias para realizar os trabalhos de investigação e apresentar o relatório final.

Na quarta-feira, dia 29 de setembro, foram escolhidos os nove deputados para compor a CPI, que elegeram para ocupar a vice-presidência, o líder do Partido Liberal na Alesp, deputado Ricardo Madalena, que além da sua exemplar atuação parlamentar, mais uma vez poderá contribuir no processo de trabalho da Comissão, com a sua vasta experiência profissional como engenheiro.

A cava subaquática do litoral paulista – cratera de 400 metros de diâmetros e 25 metros de profundidade, objeto da criação da CPI, encontra-se preenchida com cerca de 2,4 bilhões de litros de resíduos tóxicos, colocando a região em iminente perigo de crime ambiental, podendo atingir as proporções verificadas na cidade de Brumadinho, no estado de Minas Gerais.

“Como engenheiro e parlamentar, ao lado do presidente e dos demais componentes da Comissão, vou contribuir para cumprirmos a nossa missão de apurar cuidadosamente cada detalhe, fazendo todas as apurações necessárias no sentido de evitar risco de desastres e garantir a segurança da população e do meio ambiente”, declarou o vice-presidente da CPI das Cavas Subaquáticas, deputado Ricardo Madalena, que foi relator da ‘CPI dos Acidentes no Transporte Ferroviário de Carga’ e da ‘CPI da Pílula do Câncer’, além de ter integrado as CPI’S de Energia Elétrica, da Epidemia da Dengue, e da Cartelização da Citricultura.

COMPOSIÇÃO DA CPI DAS CAVAS SUBAQUÁTICAS

A CPI está composta pelos deputados estaduais: Barros Munhoz (presidente); Ricardo Madalena (vice-presidente); Tenente Coimbra; Maurici; Cezar; Paulo Correa Jr; Professor Kenny; Erica Malunguinho; e Professor Walter Vicioni.

_________________

FONTE:

Assessoria do gabinete do deputado estadual Ricardo Madalena

http://ricardomadalena.com/