Luiz ZacariasNotíciasSanto André

Fevereiro Laranja: Santo André apoia iniciativa da Casa Ronald McDonald ABC

CONSCIENTIZAÇÃO CÂNCER INFANTIL.     

O mundo celebra anualmente, em 15 de fevereiro, o Dia Internacional do Câncer Infantil. Em Santo André a Casa Ronald McDonald ABC, ao lado da prefeitura local e mais de uma dezena de entidades e grupos apoiadores, promove uma série de atividades alusivas à data, que ganha destaque com a cor laranja em fevereiro. “Queremos fazer este mês ser dedicado ao conhecimento e aos cuidados da leucemia. A ação é resultado de parceria dedicada a tratar essa luta com muito carinho e investir na conscientização”, ressalta o vice-prefeito Luiz Zacarias (PL).

Confira abaixo a matéria na íntegra*

Mobilização, conscientização e celebração farão parte do mês de fevereiro para a Casa Ronald McDonald ABC. A entidade, localizada em Santo André, promove uma série de atividades alusivas por dois fatores: a leucemia, que ganha destaque com a cor laranja, e dia 15 de fevereiro, onde se comemora o Dia Internacional do Câncer Infantil.

Ao lado da Casa Ronald McDonald, a iniciativa recebeu apoio da Prefeitura de Santo André; Patriani; AVCC; Insanos Motoclube; Riso sem Fronteiras; Rotary Club Santo André; Rotary Club Santo André Norte; Cozinheiros da Alegria; RMHC; Projeto Grato ABC; Infinity Dog; e a Faculdade de Medicina do ABC.

O vice-prefeito de Santo André, Luiz Zacarias (PL), reconhece a importância dessa iniciativa tão necessária:

“Queremos fazer este mês ser dedicado ao conhecimento e aos cuidados da leucemia. Essa ação é resultado de uma parceria dedicada a tratar essa luta com muito carinho e investir na conscientização para que a sociedade entenda seu papel tão necessário para melhorar a qualidade de vida dos pacientes”.

Diagnóstico precoce

A diretora executiva da Casa Ronald McDonald ABC, Leila Lopes, destaca a fundamental importância da data, para que as pessoas possam conhecer e refletir melhor sobre a doença:

“Sabemos da importância de falar sobre o assunto. Trazer todas as esferas para nosso dia a dia é fundamental para elevar a cura. O diagnóstico precoce salva vidas e para tanto é preciso conhecimento”.

A iniciativa da Casa ao lado dos apoiadores, busca não apenas sensibilizar, mas também empoderar as famílias e protagonizar a sociedade em geral, promovendo a compreensão necessária para lidar com a doença de maneira mais eficaz, como salienta o presidente do conselho da Casa, Nelson Tadeu:

“Ainda há muitas pessoas que não sabem que a leucemia é um tipo de câncer, nem mesmo tem informações sobre os cuidados necessários. Por isso, com muita honra, lançamos essa campanha para melhorar a vida das crianças e suas famílias que enfrentam esse desafio”.

A doença em números

Esse tipo de câncer corresponde a 34% dos diagnósticos oncológicos infanto-juvenis e, quando tratado, adequadamente, na fase inicial, a estimativa de cura chega a 90%. Por esse motivo, o diagnóstico precoce e a acessibilidade a um tratamento adequado se tornam tão importantes, aumentando, drasticamente, às possibilidades de vida do paciente.

Para Dr. Jairo Cartum, da Faculdade de Medicina do ABC, o diagnóstico precoce é fundamental para melhorar a taxa de cura:

“Na década de 70, só conseguíamos curar 20% das crianças, hoje em dia, por meio do diagnóstico precoce aumentamos esse número exponencialmente. Não existe prevenção, mas a partir do momento que a doença é descoberta no começo, melhoramos a taxa de cura e diminuímos as possíveis sequelas. Cada um de nós, unidos, podemos melhorar esse cenário na saúde”.

O superintendente do Instituto Ronald, Chico Neves, fala que a iniciativa só se fortalece com a participação da sociedade, e faz um chamamento para as pessoas aderirem à causa:

“É por meio do conhecimento que podemos mudar a vida de muitos jovens que lutam contra a leucemia. Nós da Casa Ronald McDonald ABC ficamos muito felizes em anunciar o início de mais uma campanha para impactar positivamente as crianças e famílias. Faço o convite para abraçarem a causa, porque juntos somos mais fortes”.

Programação

  • 19 a 23 de fevereiro – Ciclo de Palestras no Anfiteatro do prédio da Dermatologia da FMABC;
  • 24 de fevereiro – arrecadação de medula óssea em ação com os Insanos Motoclube e a liga estudantil da FMABC;
  • 25 de fevereiro – piquenique no Parque Celso Daniel;
  • 29 de fevereiro – homenagem na Câmara Municipal de Santo André.

 

*Com informações de release encaminhado pela assessoria do vice-prefeito de Santo André, Luiz Zacarias, em 5 de fevereiro de 2024.