NotíciasPL Mulher SPRosana Valle

Deputada Rosana Valle viabiliza rampa de acesso ao Rio Preto, em Peruíbe

MINISTÉRIO DO TURISMO SE COMPROMETE EM ATENDER PEDIDO.

Ministro Carlos Brito visitou a cidade e solicitou ao prefeito um projeto e os devidos documentos, para qu4e possa dar andamento á liberação dos recursos necessários para execução da obra.

Leia a matéria na íntegra.

O ministro do Turismo, Carlos Brito, firmou compromisso em viabilizar uma rampa no Rio Preto, em Peruíbe, para que pescadores e turistas possam remover suas embarcações para reparos e também ter melhor acesso ao curso d´água e ao mar aberto. A decisão atende pedido da deputada federal Rosana Valle (PL-SP), feito quando pescadores de Peruíbe tiveram prejuízos após 20 embarcações serem destruídas por um ciclone bomba, no dia 30 de junho de 2020.

Em visita à Cidade, dentro de uma agenda que incluiu o Vale do Ribeira e Santos, Carlos Brito apoiou a iniciativa e pediu à Prefeitura de Peruíbe um projeto e mais documentos para que possa viabilizar os recursos para a obra.

No Portinho de desembarque de pescado, às margens do Rio Preto, o ministro ouviu pescadores, vereadores e representantes da Prefeitura. Guiado pela presidente da Colônia de Pescadores Z-5, Eliana Gomes Diniz, o ministro conheceu o local onde chegou a existir uma rampa, hoje completamente destruída, considerado o ponto ideal para a construção da nova rampa.

AVALIAÇÃO POSITIVA

Carlos Brito foi informado, por especialistas presentes ao local, que um projeto similar, que inclui medidas de desassoreamento, foi aprovado pelas autoridades ambientais do Estado de São Paulo para o Rio Juqueriquerê, em Caraguatatuba, no Litoral Norte, também navegável e que tem problemas de acesso na sua foz.

“Se aprovaram para o Litoral Norte de São Paulo certamente aprovarão também para Peruíbe, que tem muito turismo e uma importante atividade pesqueira, como pude constatar hoje”, disse o ministro Carlos Brito, que se entusiasmou com a riqueza da Mata Atlântica no Vale do Ribeira e no Litoral Sul de São Paulo, lembrando que se trata de uma atração turística com grande potencial.

OUTRAS VISITAS DA AGENDA

Informada a respeito da decisão do ministro, a deputada Rosana Valle, que teve audiência pela manhã, em Brasília, com o presidente Bolsonaro, agradeceu a Carlos Brito por atender pleito da comunidade de Peruíbe. “Os pescadores sofrem muito por não poderem remover seus barcos do rio para reparos”, concluiu.

Acompanhado de Renato Bolsonaro, irmão do presidente Jair Bolsonaro, o ministro conheceu o Parque Legado das Águas, em Miracatu, e também visitou as obras de revitalização e reforma da Rodoviária de Itariri.

_______________________

Fonte: Assessoria de imprensa da deputada Rosana Valle