CatanduvaNotíciasPadre Osvaldo

Catanduva vence a etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2024

|OSCAR DA GESTÃO PÚBLICA|

A ‘Cidade Feitiço’, como é popularmente conhecido o município de Catanduva, chegou à final da edição especial deste ano, na categoria acima de 100 mil habitantes, ao lado de Americana, cidade administrada pelo também prefeito liberal, Chico Sardelli. Pela primeira vez o Prêmio Band Cidades Excelentes avaliou o ciclo completo do mandato de prefeitos nos últimos quatro anos. O prefeito catanduvense, Padre Osvaldo, agradeceu o reconhecimento do trabalho de sua gestão, ao receber a premiação principal – IGMA GERAL – Cidade Excelente.  As gestões liberais de Porto Feliz e Caraguatatuba venceram os pilares Educação, e Saúde e Bem-Estar, respectivamente.

Confira abaixo a matéria na íntegra (*)

No sábado, dia 8 de junho, o Grupo Bandeirantes transmitiu a partir do Estúdio João Jorge Saad, na capital paulista, o Prêmio Band Cidades Excelentes 2024 –  Edição Especial Evolução. De forma inédita, nessa quarta edição, foi avaliado todo o mandato das gestões públicas municipais do estado de São Paulo, como cada prefeito recebeu o mandato e como vai entregá-lo.

O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila, cujo objetivo é transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros por meio de incentivo aos prefeitos a melhorarem os indicadores dos municípios que administram.

As cidades premiadas foram aquelas que conquistaram o melhor crescimento nas notas desde o lançamento da premiação, em 2021. O evento contou com a apresentação dos jornalistas Adriana Araújo e Marco Antonio Sabino.

Prêmio principal para Catanduva

Com a maior média entre todos os pilares, a cidade de Catanduva, administrada pelo prefeito Padre Osvaldo (PL), foi a grande vencedora do prêmio principal – IGMA GERAL – Cidade Excelente, depois de chegar à final ao lado de Americana, cidade que tem à frente o prefeito Chico Sardelli, também do Partido Liberal.

Com quase 116 mil habitantes, Catanduva é protagonista na produção de cana de açúcar e energia. A cidade obteve as seguintes notas nos pilares individuais para chegar ao prêmio maior dessa edição especial: 86,86 em Infraestrutura e Mobilidade Urbana; 80,92 em Educação. No Igma (média das notas) a cidade alcançou a nota 74,37.

“Gratidão a Deus por podermos administrar cidades, buscar o melhor para as pessoas, que são o maior patrimônio da humanidade. Gratidão por Deus nos permitir poder ajudar a construir a história de um povo, marcar a história da humanidade através da gestão pública. Gratidão a Deus pela nossa equipe de gestores, muito comprometida, dedicada e responsável. Quando fomos escolher a equipe, dizia que precisávamos de três cês: caráter, competência e confiança. Isto é resultado dessa equipe. Catanduva agradece a todos. Este prêmio é graças ao seu povo acolhedor e fraterno”, destacou Padre Osvaldo ao receber o prêmio.

Outras gestões liberais premiadas

PORTO FELIZ – sob a gestão de Dr. Cássio (PL), o município de Porto Feliz venceu o Pilar Educação, na categoria entre 30 mil e 100 mil habitantes.

CARAGUATATUBA – sob a gestão do prefeito Aguilar Junior (PL), a cidade de Caraguatatuba foi a ganhadora do Pilar Saúde e Bem-Estar, na categoria acima de 100 mil habitantes.

Os pilares e seus indicadores

Agora o Índice de Gestão Municipal Aquila, conta com 73 indicadores distribuídos em 6 pilares, chamados de círculo virtuoso em desenvolvimento Humano, sendo: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Sócioeconômico e Ordem Pública; e Sustentabilidade.

O pilar Saúde e Bem-Estar, para a edição deste ano, ganhou dois novos indicadores de avaliação: desnutrição infantil; e mortalidade por um mil habitantes. Na atual etapa estadual, as cidades foram divididas por número de habitantes, sendo: até 30 mil habitantes; entre 30 e 100 mil habitantes; e acima de 100 mil habitantes.

Onde assistir

Para rever, assista no Bandplay e no Canal Band Jornalismo, no YouTube. No dia 29 de junho, haverá exibição na TV aberta.

Etapa nacional

Agora, Catanduva – a grande vencedora –  e as demais cidades premiadas na fase estadual, vão disputar o prêmio nacional em grande evento a ser realizado no dia 1º de julho, em Brasília, no Centro Cultural Banco do Brasil. Na ocasião, serão anunciadas as melhores performances nos seis pilares e no Igma, este com cinco divisões populacionais: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; entre 100 mil e 500 mil habitantes; acima de 500 mil habitantes e capitais.

GALERIA DE FOTOS

  


(*) Jornalista Osvaldenir Stocker para Imprensa Oficial PL-SP, com informações do evento de premiação, realizado em São Paulo pelo Grupo Bandeirantes, no sábado, dia 8 de junho de 2024.