Castello BrancoNotícias

Castello Branco entrega emendas para inclusão da robótica em escolas municipais

DEPUTADO LIBERAL ESTEVE EM CINCO MUNICÍPIOS DO INTERIOR.

A entrega dos recursos destinados pelo deputado estadual Castello Branco (PL-SP) às cidades de Saltinho, Campina do Monte Alegre, Buri, Angatuba e Paranapanema, foi realizada diretamente pelo parlamentar entre os dias 10 e 11 de março.    

 Confira abaixo a matéria na íntegra.

O deputado estadual Castello Branco (PL-SP) percorreu entre os dias 10 e 11 de março, cinco municípios do Interior paulista para realizar a entrega oficial da emenda parlamentar que destinou R$ 100 mil para cada prefeitura implantar o Projeto Educacional de Robótica no Ensino Fundamental I em suas escolas municipais.

O parlamentar liberal fez o seguinte roteiro nos dois dias: Saltinho (região de Piracicaba); Campina do Monte Alegre; Angatuba (ambas na região de Itapetininga); Buri (região de Sorocaba); e Paranapanema (região de Avaré). As emendas constam no orçamento estadual do ano de 2022 e serão liberadas pela Secretaria da Casa Civil.

A introdução da robótica nos Ensino Fundamental I beneficiará os alunos, despertando para a matemática, o raciocínio lógico e o empreendedorismo. Nessa fase, proporcionará o desenvolvimento de competências organizacionais, socioemocionais, cognitivas, comportamentais e de comunicação nos alunos.

FERRAMENTA TRANSFORMADORA

Segundo o Deputado Castello Branco, o uso da robótica na sala de aula é uma ferramenta transformadora, onde os alunos se tornam líderes e protagonistas do seu futuro, despertando para a Cultura Maker. “São crianças que ganharão autonomia e capacidade de tomar decisões, permeando um caminho de sucesso quando chegarem ao mercado de trabalho. Introduzir a robótica nas escolas é a garantia para os municípios crescerem economicamente e tecnologicamente no futuro”, destacou Castello Branco ao concluir:

“Com um aprendizado prático, somado a subsídios tecnológicos, nossos alunos encaram e resolvem problemas de forma criativa e eficiente, tornando-se preparados para serem futuros líderes e criadores de novas tecnologias”, avalia positivamente o deputado paulista do PL.

O PROGRAMA

Os programas de robótica educacional têm como objetivo desenvolver competências e habilidades nos estudantes com atividades práticas que abrangem conteúdos curriculares em um contexto tecnológico alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). É nesta etapa em que os alunos são apresentados às diferentes áreas do conhecimento e o momento em que vão descobrir suas aptidões em cada uma delas, como as linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e a matemática.

O programa de robótica é constituído do kit com LEGO robotizado, tablet para aplicação dos exercícios e do treinamento específico aos professores, para aplicação do conteúdo nas salas de aula com uma dinâmica especial.

AS REUNIÕES DE TRABALHO

Nas reuniões de trabalho nesses dois dias pelo interior paulista, o deputado Castello Branco se reunião com as seguintes autoridades: Saltinho – prefeito Hélio Franzol Bernardino e secretário de Educação, Amarildo José Rodrigues; Campina do Monte Alegre – prefeito Tiago Ricardo Ferreira secretária de Educação, Fernanda Aparecida Ribeiro da Silva; Buri – prefeito Omar Yahya Chain e secretária de Educação, Ana Alice de Oliveira Lima; Angatuba – prefeito Nicolas Basile e secretário de Educação, Jairo Pedroso; Paranapanema – prefeito Rodolfo Hessel Fanganiello e secretária de Educação, Gabrielle Feliciano.

_________________

FONTE:

Assessoria do deputado Castello Branco

Fagner Moura – (11) 98214-7899