Astronauta Marcos PontesNotícias

Astronauta Marcos Pontes debate financiamento das universidades federais

| AUDIÊNCIA PÚBLICA CONJUNTA |

O debate sobre a greve nas universidades e os recursos destinados à educação no Brasil, promovido pelas comissões de Ciência e Tecnologia (CCT) e de Educação (CE), aconteceu nessa quarta-feira, 19/6, em audiência pública solicitada e presidida pelo senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP).

Confira abaixo a matéria na íntegra (*)

Atendendo pedido do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), duas comissões do Senado, a de Ciência e Tecnologia (CCT) e a de Educação (CE), promoveram audiência pública conjunta nessa quarta-feira, dia 19 de junho, para discutir a atual situação do financiamento das universidades federais e dos programas de pós-graduação e fomento à pesquisa no Brasil.

Marcos Pontes, que presidiu a audiência, ressalta que a educação superior e a pesquisa científica no Brasil enfrentam desafios significativos, especialmente no que diz respeito ao financiamento das universidades federais e dos programas de pós-graduação.

“Há falta de orçamento público e financiamento nessas áreas responsáveis pelo desenvolvimento econômico e social do Brasil. Existe a necessidade do diálogo evidenciada pela recente greve dos técnicos-administrativos da educação e dos professores”, destaca Pintes ao concluir:

“É urgente abordar temas como reajuste salarial, reestruturação de carreiras e recomposição e destinação orçamentária, além da autonomia das universidades federais para garantir o futuro do país”, afirma o senador paulista pelo Partido Liberal.

Participantes

Entre os participantes da audiência, estiveram: diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Tania Mara; vice-presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop), Claudia Xavier; reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), José Geraldo Ticianelli, que representou a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); representante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Olival Freire Junior; e o representante da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Antonio Gomes de Souza Filho.

CLIQUE AQUI para assistir a audiência na íntegra

(*) Jornalista Osvaldenir Stocker para Imprensa oficial PL-SP, com informações de matéria e vídeo publicados no portal do Senado Federal em 19 de junho de 2024. Foto: captura do vídeo da audiência pública.