NotíciasRosana Valle

Assiduidade marcou o mandato de Rosana Valle no Congresso Nacional em 2023

MAIOR PRESENÇA NAS SESSÕES.

A deputada federal Rosana Valle, presidente estadual do PL Mulher SP, fechou o ano de 2023 com números positivos de trabalhos e conquistas que marcam a eficiência do seu mandato em Brasília. A parlamentar destacou-se como a deputada federal da Baixada Santista com maior número de presenças e participações nas sessões da Casa, ausentando-se somente para o cumprimento de missão oficial no Japão, quando foram articulados projetos de drenagem, saneamento e infraestrutura urbana para a Baixada Santista.

Confira abaixo a matéria na íntegra*

Rosana Valle (PL-SP), presidente estadual do PL Mulher SP, concluiu 2023 como a deputada federal da Baixada Santista mais presente nas sessões do Congresso Nacional, em Brasília. No primeiro ano da 57ª Legislatura, a congressista marcou presença em 107 sessões. A região, que é reduto eleitoral da parlamentar, conta com outros três deputados federais.

Para Rosana Valle o comparecimento às sessões é imprescindível no debate das causas públicas, na votação de matérias fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, e na busca incessante por melhorias e investimentos para Santos e cidades da região litorânea de São Paulo.

A congressista só se ausentou em oito oportunidades dos trabalhos do Congresso Nacional enquanto esteve em missão oficial no Japão:

“Chegamos ao fim de 2023 com o sentimento de dever cumprido. Marcamos presença em grandes discussões e votações. Conseguimos derrubar as mudanças do governo federal quanto ao Marco do Saneamento; aprovamos o Marco Temporal das Terras Indígenas; e, em missão no Japão, articulamos a vinda de um projeto de drenagem contra enchentes, de saneamento e de infraestrutura urbana para toda a Baixada Santista”, enumera a deputada federal – a mais bem votada para o Congresso Nacional da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, em 2022.

Mais números

Os demais parlamentares da Baixada Santista tiveram frequência abaixo de Rosana. Alberto Mourão (MDB) registrou 97 presenças e cinco ausências. Já o Delegado Da Cunha (Progressistas) teve 91 presenças e 12 ausências. O deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) registrou 81 presenças e 31 ausências justificadas, além de duas injustificadas.

Ao longo do ano passado, a produção parlamentar de Rosana, que também é presidente da Executiva Estadual do PL Mulher de São Paulo, foi robusta. Um total de 250 projetos foi apresentado, representando 30,22% do montante proposto por todos os deputados federais da Baixada Santista.

Principais proposituras

Entre as principais proposituras da congressista estão a instituição do Fundo de Apoio Portuário à Infraestrutura; a aplicação de recursos do Fundo Nacional no combate ao tráfico de drogas em cidades portuárias; além do projeto de lei que obriga comitivas presidenciais se hospedarem em embaixadas brasileiras durante viagens no exterior.

Outro destaque da parlamentar do PL-SP foi a relatoria do projeto de lei que torna obrigatória a prioridade no transporte de órgãos, de tecidos e de partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento. A matéria, que tramitava desde 2014 no Congresso Nacional, ganhou celeridade com a relatoria de Rosana e pode ser sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2024:

“O parecer favorável ao projeto de transporte de órgãos demonstra esforço colaborativo de inúmeras companhias aéreas em salvar vidas. Com a proposta em vigor, concederemos mais segurança jurídica a essa ferramenta fundamental para o Sistema Único de Saúde (SUS)”, complementa Rosana.

Política

Na esfera política, 2023 foi marcado pela visita do ex-presidente da República e, hoje, presidente de Honra do PL, Jair Bolsonaro, a Santos. Na oportunidade, Bolsonaro reiterou apoio à pré-candidatura de Rosana à prefeitura santista.

Segundo o presidente de Honra do PL, na articulação também estará o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos). A ideia é que ambos apoiem o mesmo nome no município nas eleições deste ano.

*Com informações de matéria publicada no sie da deputada federal Rosana Valle (PL-SP), em 8 de janeiro de 2024. https://rosanavalle.com.br/