Marcos DamasioNotícias

Alesp aprova projeto do deputado Marcos Damasio que estimula doação de órgãos

SERÁ LEI APÓS SANÇÃO DO GOVERNADOR.

Segundo dados do Ministério da Saúde, há mais de 65 mil pessoas na fila de espera por transplante de órgãos no País, entre eles o apresentador Fausto Silva, que encontra-se internado em São Paulo aguardando um transplante de coração. “Com a pandemia, o número de doadores caiu e a mortalidade aumentou. É preciso reverter essa situação com muita informação”, defende Marcos Damasio (PL-SP), autor da propositura aprovada às vésperas do Setembro Verde –  mês de incentivo à doação de órgãos e tecidos.

Confira abaixo a matéria na íntegra*

A importância da doação de órgãos ganhou destaque com o caso do apresentador Fausto Silva, que está internado em São Paulo e aguarda um transplante de coração. O caso chamou a atenção para a fila de espera e a aflição de pacientes e familiares com a demora, que pode anular a esperança de dias melhores.

São mais de 65 mil pessoas na fila de transplante de órgãos no País, segundo o Ministério da Saúde. Além do coração, há pessoas esperando por rim, fígado, pâncreas, rim/pâncreas, córnea e pulmão, de acordo com o Sistema Nacional de Transplantes.

Para amenizar essa espera e aumentar as chances de sobrevida dos pacientes, o deputado estadual Marcos Damasio (PL-SP) é autor do Projeto de Lei nº 744/2018, que estimula a doação de órgãos por meio de campanhas contínuas, inclusive nas escolas, para que seja criada uma cultura da doação, para que o assunto não seja mais tabu.

Às vésperas do Setembro Verde – mês de incentivo à doação de órgãos e tecidos – o projeto de Marcos Damasio foi aprovado pelos parlamentares da ALESP, no dia 8 de agosto e seguiu para sanção do governador Tarcísio de Freitas. Após ser sancionado e publicado no Diário Oficial do Estado, a iniciativa do parlamentar peelista vai se transformar em lei no estado de SP.

“Com a pandemia, o número de doadores caiu e a mortalidade aumentou. É preciso reverter essa situação com muita informação para que ocorra uma mudança de visão em relação ao tema. A doação de órgãos, de sangue, de tecidos salva vidas. É necessário falar mais sobre isso”, defende Marcos Damasio.

*Com informações de release enviado pela assessoria de imprensa do deputado estadual Marcos Damasio (PL-SP). Contatos: (11) 3886-6705;  imprensadeputadodamasio@gmail.com