ArtigosImprensa Oficial PL-SPNotícias

A importância da educação

ARTIGO IMPRENSA OFICIAL PL-SP.

(*)                                                                  

O alicerce de um país é a educação. Os países mais desenvolvidos do mundo são a comprovação eloquente de que as gerações bem instruídas são os pilares fortes sobre os quais se assentam o presente e o futuro.

O Brasil, infelizmente, ainda apresenta indicadores pouco expressivos de escolaridade se comparados à população de mais de 200 milhões de habitantes.

O acesso à universidade, fundamental para a construção de um país rico, uma sociedade forte e uma democracia sólida, ainda é muito restrito. Pouco mais de 4 milhões brasileiros estão nas universidades. É menos de 2% do total de cidadãos. Trata-se, lamentavelmente, de um indicador lastimável!

E os indicadores que nos preocupam não ficam por aí: somente 21% dos adultos, entre os 25 e 34 anos, cursaram o ensino superior. E, observe-se, que apenas pouco mais de 20% da população brasileira galgou o ensino superior, cursando nassas universidades. É um percentual muito pequeno, quase insignificante, se comparado a países menores e com muito menos potencialidades que o nosso.

Sem educação, nada feito. O grande investimento nacional deve ser no ensino básico, promovendo o desenvolvimento dos talentos e capacidades de nossas crianças e adolescentes, preparando-os para uma jornada universitária exitosa, robusta, que se transforme no grande investimento nacional para um futuro melhor.

O Partido Liberal, desde a sua fundação, defende arduamente a educação como o compromisso primeiro do país para com sua juventude e com seu próprio futuro. Não há investimento mais necessário, mais correto, mais sábio e – mesmo – obrigatório do que drenar o máximo de recursos públicos, com crescentes fatias do Orçamento da União para nossas escolas primárias, escolas secundárias, institutos federais e cursos superiores.

O PL tem na sua gênese um compromisso absoluto com a educação como motor do país desenvolvido, justo e promissor que almejamos.

 

(*) Artigo escrito pela Imprensa oficial do Partido Liberal – São Paulo.