ArtigosNotícias

VIVA À ESCOLA!

“Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra.” (Anísio Teixeira) 

Por Nilmar Ruiz*

No dia 15 DE MARÇO comemora-se no Brasil o DIA DA ESCOLA. Neste mais de um ano de pandemia, quando o isolamento social foi a opção para se tentar conter a disseminação do vírus, ficou latente a importância da escola, principalmente na vida das nossas crianças e dos nossos jovens. O espaço de aprendizagem, de convivência, de troca de experiências e de emoções está fazendo falta!

Também neste março, está completando 50 anos que Anísio Teixeira, um dos maiores educadores do país, deixou este mundo. Ele contribuiu significativamente para o avanço da escola e da educação brasileira. A sua luta era em defesa da escola pública, laica, gratuita e de qualidade para todos!

Portanto, torna-se praticamente impossível discutir educação integral, fundo para financiamento da educação pública e da docência, como profissão, sem ter como base os princípios de Anísio.

Abnegado e perseverante, Anísio Teixeira introduziu a Escola Nova ou Escola Ativa no Brasil e passou a vida lutando pelo pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, pelo respeito à liberdade, pela educação integral, pela aprendizagem, e pela formação continuada dos professores.

Nós, Liberais, que temos como princípio a democracia, o desenvolvimento sustentável e a economia de mercado, entendemos que a escola e a educação são os alicerces para as transformações que precisamos para uma sociedade mais igualitária, justa e fraterna.

_________________________

*Nilmar Ruiz, coordenadora Nacional do PL Mulher, escritora, pedagoga com especializações em Política e Estratégia Nacional; e Administração Escolar, foi deputada federal (TO), prefeita (Palmas), e secretária de Educação – estadual Tocantins; e municipal Palmas.