Marcos Damásio

Prédio da Cati deverá ser cedido ao Fórum de Mogi das Cruzes

O comunicado foi feito pelo secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, ao deputado Marcos Damasio (PR), que teve resposta positiva, também, à outra reivindicação: a ida do Poupatempo Rural para a Região Mogiana.

Em breve, o prédio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), antiga Casa da Agricultura, no Centro Cívico, deverá ser cedido ao Fórum de Mogi das Cruzes. O comunicado foi feito nesta tarde (13/7) pelo secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, ao deputado estadual Marcos Damasio (PR). O encontro contou também com a presença do vereador mogiano Pedro Komura (PSDB), que aceitou convite do deputado para participar da reunião.

Jardim informou ao deputado que o processo já teve início. “Você comentou comigo que a Cati seria um dos temas do nosso encontro Damasio e achei o pedido muito justo. Por isso, tomei a liberdade de ligar para o prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli, e pedi um local para os nossos funcionários. Um imóvel nos foi apresentado, o pessoal viu e pediu algumas adequações. Encaminhamos o pedido e se o prefeito der um retorno positivo me comprometo a fazer o processo de cessão do imóvel”, afirmou o secretário estadual.

“Este é um pleito antigo e, como deputado estadual, assumi o compromisso de brigar por esta causa tanto com o Judiciário quanto com o prefeito Bertaiolli”, disse Damasio.

Poupatempo Rural

Jardim também respondeu positivamente ao pedido do deputado Marcos Damasio para levar o Poupatempo Rural para Mogi das Cruzes e a região. Este programa itinerante oferece mais de 50 serviços da secretaria, além de cursos e capacitações. Komura citou a necessidade do reforçar o Cadastramento Ambiental Rural (CAR), que foi prorrogado até maio de 2016. Jardim informou que serão feitos mutirões sobre o tema e que eles podem ocorrer junto como Poupatempo Rural.

Marcos Damasio encaminhou pedidos para que outros programas cheguem aos produtores do Alto Tietê, como Integra São Paulo, São Paulo Orgânico, Programa Microbacias II Acesso ao mercado, Programa Paulista Agricultura de Interesse Social, Projeto Cozinhalimento e Projeto Hortalimento.

“Estamos pedido, ainda, a inclusão de Mogi no programa Melhor Caminho, devido à nossa extensão rural e a malha viária que temos. Este programa vai nos ajudar a cuidar das estradas rurais, facilitando o escoamento da produção”, completou Damasio.

Ceagesp

A única pendência da pauta foi a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), uma vez que não cabe diretamente à secretaria a escolha do novo local.

Jardim informou que várias propostas já foram feitas, mas nenhuma prosperou até o momento. “De qualquer forma, todas as sugestões são bem-vindas e esta discussão vem em boa hora”.

O distrito industrial do Taboão foi apresentado pelas autoridades mogianas como uma área viável para receber o entreposto. “Sempre que possível, vamos colocar Mogi, e especialmente o Taboão, como uma opção para receber a Ceagesp”, concluiu Damasio.

Além do secretário, do deputado e do vereador, participaram da reunião o chefe de gabinete da secretaria, Omar Cassim Neto, e o assessor de Relações Institucionais, Sérgio Murilo.

Fotos: Divulgação/SAA

Omar Cassim Neto (camisa branca)

Sérgio Murilo (de óculos)