Notícias

Portela defende “Reforma da Segurança” no Brasil

O líder republicano Lincoln Portela (PR-MG), alertou, na última terça-feira, 30, para a necessidade de análise e implantação de uma “reforma da segurança’ no Brasil. O parlamentar mineiro defendeu em discurso no Plenário da Câmara Federal, medidas para a redução do número de mortes registradas no País.

Para o parlamentar, “mesmo diante dos absurdos índices de violência”, falta um plano de segurança pública moderno e eficaz. “Não temos no Brasil uma política que freie a violência, nem na área municipal nem na área estadual nem na área federal”, criticou.

O deputado destacou que “a sensação de medo e de insegurança está presente entre nós, a todo instante, nos grandes centros, nas grandes cidades ou na área rural, em qualquer faixa etária, em todos os segmentos sociais. Esse é um fio que nos une de maneira perversa”.

Portela apresentou em seu discurso dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que apontam o Brasil como o um dos países mais violentos, com concentração de 9% dos homicídios do mundo e, número de assassinatos maior que na maioria dos conflitos armados.

O republicano observou ainda que o alto índice de violência registrado, com uma média de 140 brasileiros assassinados por dia, deve servir de alerta para a sociedade, uma vez que quem mais sofre com a falta de segurança é o cidadão.

“Aqui, no Congresso temos discutido e tratado de reformas: o novo Código Florestal, a reforma tributária, a reforma política.

Mas estamos nos omitindo de promover o que realmente é fundamental: a reforma da segurança pública! A sociedade precisa despertar para o fato de que é ela quem paga a conta e quem arca com as consequências desses gastos”, concluiu.

Fonte: Câmara dos Deputados