Notícias

NASCIMENTO DEFENDE INCREMENTO DA ZONA FRANCA

O presidente nacional do Partido da República, senador Alfredo Nascimento (PR-AM), solicitou, durante discurso em Plenário, na última terça-feira, 11, mais empenho do Executivo para alavancar a produção industrial da Zona Franca de Manaus.

Nascimento citou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para alertar que a produção da indústria amazonense caiu 15% no último mês de julho, em comparação a igual período do ano anterior.

De acordo com o senador, esse foi o quarto resultado negativo consecutivo da indústria amazonense e o pior desde 2009. A queda da produção da indústria brasileira no mesmo período foi de 7,6%, ou metade da constatada na Zona Franca.

Para o republicano, a recuperação do setor passa pela melhoria das linhas de crédito, com mais benefícios especialmente para os segmentos de motocicletas e da chamada linha branca (geladeiras, freezers e máquinas de lavar, entre outros produtos).

O parlamentar explicou que os pedidos visando a reposição de estoques para o Natal podem melhorar os números, mas destacou não ser esta a estratégia desejada pelo povo amazonense. Para ele, os governos federal e estadual devem adotar medidas para alavancar a produção da Zona Franca, nos moldes do que foi feito para a indústria automotiva.