Notícias

Maurício Nery (AAPDP) inicia projeto inclusivo em parceria com E.C. Caraguava

‘BOM DE BOLA, BOM DE ESCOLA’ NA ARENINHA DE PERUÍBE.

 

O projeto de inclusão social deu a largada no sábado, 9/10, na nova ‘Areninha’ da cidade, localizada no bairro Caraguava, reunindo logo na estreia mais de 50 crianças – com e sem deficiência, sob a coordenação de Maurício Nery da Associação de Apoio à Pessoa com Deficiência de Peruíbe. A iniciativa parceira da AAPDP com o E.C. Caraguava, que tem à frente o presidente Alessandro José Santana, tem por meta chegar a 500 alunos em médio prazo.

 

Leia abaixo a matéria completa.

 

 

No sábado, dia 9 de outubro, na cidade de Peruíbe, dezenas de famílias tiveram a felicidade de verem seus filhos participando de um projeto inclusivo, que recebeu mais de 50 crianças logo no lançamento dessa iniciativa inédita na região, que tem à frente o paratleta, campeão nas principais competições do Brasil e do mundo, professor Maurício Nery, hoje coordenador do grupo que está trabalhando a criação do movimento estadual do PL Acessibilidade em São Paulo.

O projeto denominado ‘Bom de bola, bom de escola’, organizado por Maurício Nery, coordenador de esportes da Associação de Apoio à Pessoa com Deficiência de Peruíbe (AAPDP), nasceu da parceria entre a associação e o Esporte Clube Caraguava, agremiação esportiva do bairro mais populoso de Peruíbe, que tem no comando o presidente Alessandro José Santana.

O equipamento esportivo “Areninha”, instalado no bairro Caraguava – o mais populoso de Peruíbe – é fruto de parceria do governo paulista com a prefeitura, que tem por objetivo suprir a carência por espaços esportivos, afastando crianças da ociosidade através de uma importante ferramenta de transformação e inclusão social.

A Areninha receberá em breve um espaço totalmente renovado com quadra de grama sintética, basquete street, novos alambrados, iluminação e playground, além de ampliação da pista de skate, objeto dessa parceria entre o Governo do Estado de São Paulo com o município de Peruíbe.

INCLUSÃO NO LUGAR ONDE VIVE

De acordo com o professor Maurício Nery, o esporte é um dos mais importantes instrumentos de inclusão social, e no caso desse projeto, em especial, acrescenta-se o estímulo para o bom desempenho das crianças nos estudos. “É possível ver a alegria estampada nos olhos e no sorriso das crianças. Com vontade e dedicação, ao lado do Alessandro Santana e demais parceiros e amigos, seguimos nossa missão de trabalhar pela inclusão social, que ganha mais um braço agora com este projeto de conceito especial, onde proporcionamos através do esporte a oportunidade de convivência entre crianças com e sem deficiência, que passam a se sentir plenamente incluídas, ao fazerem parte do mesmo grupo no lugar onde vivem”, comemora Maurício Nery ao concluir:

“Nesse mesmo espaço, através do estímulo, buscamos que as crianças do projeto melhorem suas participações na escola, a partir da qualidade de suas próprias vivências na comunidade, principalmente quando conseguimos tirar da exclusão social as mais carentes, quando conseguimos tirar nossas crianças das ruas, do contato com a marginalidade, elevando a autoestima e a esperança. Outro ponto muito forte desse projeto, é que estamos preparando a sociedade para lidar com diferenças de mobilidade, interação, comunicação e também pensamento, mostrando que além dos direitos à igualdade, está a empatia”, defende o professor Maurício Nery ao revelar que o objetivo do projeto é alcançar a participação de 500 crianças a médio prazo.

QUEM É MAURÍCIO NERY?

Maurício Nery aos 12 anos teve meningite e precisou amputar as duas pernas e os dedos das mãos. Através do Esporte Paraolímpico Nery buscou forças para se adaptar à nova realidade. Iniciou no Vôlei Sentado em 2011. Atual vice-presidente da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD), integrou a Comissão Técnica da Seleção Brasileira de vôlei sentado Parapan-americanos na cidade de Lima no Peru, que derrotou os Estados Unidos, conquistando a medalha de ouro pela quarta vez consecutiva, e conquistando a vaga para a competição paraolímpica no Japão.

Suas conquistas de medalhas importantes como paratleta envolvem histórias de superação, respeito, dedicação, força e determinação. Assim foi, por exemplo, quando foi destaque do atletismo ACD, chegando três vezes ao lugar mais alto do pódio, nas competições de lançamento do dardo, arremesso do peso e lançamento de disco.

Assim como atleta, seu trabalho como dirigente da Associação de Apoio à Pessoa com Deficiência de Peruíbe (AAPDP) tem grande destaque, sendo referência de inclusão para o estado de São Paulo e o Brasil, já que seus projetos no esporte são ferramentas importantes para melhoria da acessibilidade das pessoas com deficiência no âmbito social, entre eles o projeto Praia Acessível, realizado no Quiosque 34, da AAPDP.

No dia 15 de junho, em evento na sede estadual do PL-SP, assinou sua ficha e ingressou no Partido Liberal, aceitando o desafio de coordenar um trabalho especial para formação do movimento estadual PL Acessibilidade. Na oportunidade, Maurício Nery fez uma analogia entre o esporte e a política, refletindo que ambos são agentes na construção de um mundo mais justo, e que sentia-se orgulhoso do desafio, garantindo que a partir daquele momento estaria comprometido em trabalhar, para em breve apresentar um grupo unido de todo o estado, para formação do PL Acessibilidade, e assim está fazendo na sua extensa agenda diária.