Marcos DamásioNotícias

Marcos Damasio pede prioridade na vacinação aos renais crônicos que não fazem diálise

DEPUTADO PEDE QUE TAMBÉM SEJAM INCLUÍDOS NO GRUPO PRIORITÁRIO.

Considerando o alto risco a quem tenha somente um rim, caso seja contraído de pela covid-19, o parlamentar do PL indicou ao governador a inclusão no grupo de prioridade de vacinação no estado de São Paulo aos renais crônicos que não fazem diálise, justificando, ainda, que muitos deles se utilizam frequentemente do transporte público para se locomoverem aos hospitais onde fazem seus tratamentos. 

O governo do Estado liberou a vacinação dos renais crônicos que fazem diálise, mas o deputado estadual Marcos Damasio (PL) pediu ao governador João Doria, por meio da Indicação 1788/2021, que sejam incluídos no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19 os renais crônicos que ainda não fazem diálise, mas têm apenas um rim funcionando parcialmente.

“Este grupo também é muito vulnerável. Sabemos que os rins são o segundo órgão a ser afetado pela doença e uma pessoa nessa condição, com apenas um rim e este funcionando entre 50% e 25%, tem pouca chance de sobreviver em um caso mais severo, por isso é importante estender a vacina a eles”, defendeu o parlamentar.

Damasio lembrou que estas pessoas estão em tratamento, no entanto, estão a um passo da diálise e não podem correr o risco de pegar Covid-19.

Outro aspecto importante é que estas pessoas estão em tratamento e precisam se deslocar com frequência aos hospitais e muitas utilizam o transporte coletivo, o que aumenta as chances de contágio.

“É preciso resguardar a saúde desse grupo e dar-lhes a tranquilidade da proteção oferecida pela vacina, uma vez que já enfrentam inúmeras incertezas quanto ao futuro”, concluiu o deputado.

 

__________

FONTES:

Assessoria de Imprensa do deputado Estadual Marcos Damasio (PL)

Osvaldenir Stocker – MTb 42.728 / Vera Marcolino – MTb 23.184

11 9 9931-8043 / 11 3886-6705 E-mail: imprensadeputadodamasio@gmail.com