Notícias

Homenagem do PL a Maurício Nery e às Pessoas com Deficiência neste Dia de Luta

O PARA-ATLETA É COORDENADOR DO PL ACESSIBILIDADE EM SP.

21 de setembro é o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A finalidade da iniciativa é gerar maior reflexão e visibilidade à causa, através da promoção de ações em prol das pessoas com deficiência, o que o coordenador estadual do PL Acessibilidade de São Paulo, faz com muita entrega e dinamismo diariamente, seja à frente do movimento liberalista ou em suas atuações diretivas em entidades representativas da PcD.

Leia abaixo a matéria completa.

.

Há pouco mais de três meses o Partido Liberal paulista celebrou a filiação do atleta paraolímpico Maurício Nery, que teve sua ficha abonada pelo presidente estadual José Tadeu Candelária. O medalhista paraolímpico, vice-presidente da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD) e coordenador dos projetos de Paradesporto da Associação de Apoio à Pessoa com Deficiência de Peruíbe (AAPDP) – incluindo o vôlei sentado – assumiu a coordenação estadual do PL Acessibilidade, com a missão de ampliar sua referenciada luta como porta-voz das pessoas com deficiência no estado de São Paulo e no Brasil.

Neste 21 de setembro, data em que o Brasil celebra o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, em reconhecimento à intensa entrega diária às suas missões em defesa da PcD, a direção estadual e toda a Família PL de São Paulo, apresentam suas homenagens especiais a Maurício Nery, e em nome dele estende este reconhecimento de luta a todos os atletas paraolímpicos brasileiros que conquistaram 72 medalhas no Japão, e à todas as Pessoas com Deficiência, reafirmando o compromisso do partido como um espaço aberto de representação das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições.

“Nesta data devemos refletir sobre a importância da inclusão social. Essa luta depende de várias frentes, a começar na família, passando pelos ambientes escolares e profissionais. Mas para que a inclusão aconteça, de fato, o processo requer muito mais envolvimento da sociedade, de entidades e de políticas públicas, para que sejam criadas condições reais de suporte à pessoa com deficiência”, analisa o presidente estadual do PL-SP, José Tadeu Candelária, ao concluir:

“O Partido Liberal tem mandatários preocupados com a causa, em especial o senador Romário, mas podemos afirmar que o PL Acessibilidade de São Paulo tem um coordenador que reúne em si a essência dessa luta, sendo referência para que tenhamos mais “Maurícios Nerys” no nosso dia a dia, nas ruas, nas empresas, nas entidades, nos partidos políticos e na sociedade”, reconhece o dirigente maior do PL paulista, Tadeu Candelária.

QUEM É MAURÍCIO NERY?

 

Maurício Nery aos 12 anos teve meningite e precisou amputar as duas pernas e os dedos das mãos. Através do Esporte Paraolímpico Nery buscou forças para se adaptar à nova realidade. Iniciou no Vôlei Sentado em 2011. Atual vice-presidente da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD), integrou a Comissão Técnica da Seleção Brasileira de vôlei sentado Parapan-americanos na cidade de Lima no Peru, que derrotou os Estados Unidos, conquistando a medalha de ouro pela quarta vez consecutiva, e conquistando a vaga para a competição paraolímpica que aconteceria em 2020 no Japão.

Suas conquistas de medalhas importantes como para-atleta envolvem histórias de superação, respeito, dedicação, força e determinação. Assim foi, por exemplo, quando foi destaque do atletismo ACD, chegando três vezes ao lugar mais alto do pódio, nas competições de lançamento do dardo, arremesso do peso e lançamento de disco.

Assim como atleta, seu trabalho como dirigente da Associação de Apoio à Pessoa com Deficiência de Peruíbe (AAPDP) tem grande destaque, sendo referência de inclusão para o estado de São Paulo e o Brasil, já que seus projetos no esporte são ferramentas importantes para melhoria da acessibilidade das pessoas com deficiência no âmbito social.

No dia 15 de junho aceitou o convite do Partido Liberal e ingressou na legenda, assumindo a coordenação estadual do PL Acessibilidade. Na oportunidade, Maurício Nery fez uma analogia entre o esporte e a política, refletindo que ambos são agentes na construção de um mundo mais justo, comparando o atleta que treina para alcançar o lugar mais alto do pódio, mas colocando à frente o orgulho de representar o seu país. “Assim deve ser o político. Ele deve fazer o seu melhor para conquistar a eleição e se dedicar com orgulho no seu mandato, representando quem o elegeu, com a responsabilidade de estar ajudando a construir um Brasil melhor para todos”, comparou Maurício Nery.

A DATA – OFICIALIZAÇÃO E MOTIVAÇÃO

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, data oficializada em 2005 pela Lei Nº 11.133, entretanto, já era comemorada desde o ano de 1982, por ser próxima ao início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.

Muitas conquistas já foram obtidas, mas ainda é grande o número de pessoas com deficiências que sofrem com a falta de acessibilidade e preconceitos. A falta de acessibilidade é uma grande barreira, uma vez que impede, muitas vezes, a locomoção, a comunicação e até mesmo o direto à informação. Já o preconceito faz com que a deficiência se torne um empecilho para arrumar um emprego ou continuar os estudos, por exemplo. Sendo assim, a luta deve ser constante, e o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, uma oportunidade de reflexão e demonstração de força na busca pelos direitos dessas pessoas.