Notícias

‘Dia Internacional da Internet Segura’ alerta para os cuidados necessários e estimula seu uso seguro

 DATA É CELEBRADA NO DIA 9 DE FEVEREIRO. A INICIATIVA ANUAL TEM O OBJETIVO DE ENVOLVER E UNIR AS PESSOAS NA PROMOÇÃO DE ATIVIDADES DE CONSCIENTIZAÇÃO EM TORNO DO USO SEGURO, ÉTICO E RESPONSÁVEL DA REDE. 

O Dia da Internet Segura, criado pela Rede Insafe, na Europa, reúne atualmente mais de 140 países para mobilizar usuários e instituições em torno da data e estimular um uso livre e seguro da web. Como imaginar a vida sem essa tal internet? Impossível, não é mesmo? Ela já está inserida no nosso cotidiano. Trocamos centenas de informações diariamente com pessoas, grupos, empresas, marcas, ONGs. O Dia da Internet Segura é celebrado no dia 9 de fevereiro, e o movimento conta com o apoio institucional do TSE.

O mundo está ligado a uma grande rede de interesses, em que todos participam à sua maneira. Contudo, mesmo com tantas coisas boas acontecendo, a web também pode ser usada para práticas perigosas. Não é à toa que novas tecnologias surgem todos os dias para combater ataques cibernéticos.

ASSISTA À REPORTAGEM DA TV/TSE.

Para o embaixador do programa Cidadão Digital, Haide Sousa, a internet sabe muita coisa sobre o usuário, o que facilita o ataque de hackers. “A gente sabe que a internet é um lugar muito incrível para conversar com amigos, aprender e se divertir. Mas o risco de usar a rede é esquecer que tudo o que você publica lá na hora da empolgação tem grandes possibilidades de ficar para sempre. E a gente pode se arrepender – e muito – do que a gente posta”, destaca.

Pensando em ampliar os debates e as ações em prol de uma maior segurança na web, foi criado o Safer Internet Day. A iniciativa anual tem o objetivo de envolver e unir as pessoas na promoção de atividades de conscientização em torno do uso seguro, ético e responsável da rede.

MANTER O CUIDADO COM A PROTEÇÃO

Mas como ficar seguro na internet? De acordo com o jornalista e professor Marcelo Tas, a melhor maneira é fazer a mesma coisa que se faz fora da internet. “Você cuida, por exemplo, da proteção da sua casa, com fechadura e procedimentos de segurança. Na internet, é a mesma coisa, você tem que conhecer sua vizinhança, os seus riscos e cuidar da sua proteção”, alerta.

Ainda para Tas, há um interesse muito grande das pessoas em usar a internet de uma maneira não civilizada. “Somos muito criativos no uso da rede, mas as oportunidades diante de nós não estão sendo bem aproveitadas. Não existe um vencedor momentâneo que consiga sobreviver fazendo tramoia em um mundo como a internet, que exige cada vez mais transparência”, afirma. (PN/LC, DM)

 

_________________

FONTE:

Assessoria de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

https://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2021