Notícias

Aprovada lei que cria Campanha de Combate à Cegueira em Mogi das Cruzes

CAMPANHA ABRIL MARROM – AUTORIA DO VEREADOR “FAROFA”. A proposta do vereador do PL, Francimário Vieira – o Farofa – tem a finalidade de conscientizar a população, por meio de ações públicas, sobre a importância da detecção precoce e prevenção de enfermidades visuais, em especial as que causam cegueira.

A Câmara de Mogi das Cruzes aprovou, por unanimidade o PL 057/2019 que institui no município a “Campanha Abril Marrom”. A proposta, de autoria do vereador Francimário Vieira, o Farofa (PL), tem por objetivo conscientizar a população, por meio de ações públicas, sobre a importância da detecção precoce e prevenção de enfermidades visuais, em especial as que causam cegueira. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados 2,4 milhões de novos casos anualmente, totalizando 60 milhões de pessoas no mundo. Já no Brasil, a enfermidade atinge 2% da população acima de 40 anos de idade. “É um índice alarmante tendo em vista que, segundo médicos especialistas 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados se detectados ou tratados precocemente”, ressaltou Francimário.

“A cegueira pode ser reversível ou não, mas todos os casos podem ser prevenidos”, completa o parlamentar, citando como exemplos de doenças cada vez mais comuns e que podem levar a cegueira, se não tratadas: a catarata, ceratocone, descolamento de retina, degeneração macular avançada (ou retinopatia diabética), e principalmente, o glaucoma.

“Temos informações de que na maioria dos casos, as doenças avançam até certo estágio sem serem percebidas pelo enfermo. Quando percebe e procura um oftalmologista, muitas vezes atingiram um estágio em que já não podem ser combatidas. Pode-se fazer com que não avance, mas a pessoa já perdeu parte da visão ou já está em um estado crítico”, explicou, ressaltando a importância das ações de prevenção.

“Portanto, criar a campanha Abril Marrom no município é extremamente importante pois ajudará a criar, na cidade, o hábito de alertar e conscientizar a população sobre os cuidados com a visão e a importância do acompanhamento médico especializado”, finalizou o autor da proposta, vereador Francimário Vieira, o Farofa.

_____________________

FONTE:
realise – assessoria vereador Francimário Vieira (Farofa)