NotíciasNOTÍCIASPL Mulher SP

Nilmar Ruiz destaca a importância da participação de mulheres na política

A ex-deputada Nilmar Ruiz destacou a importância da participação de mulheres na política, durante encontro do PL Mulher em Maringá (PR), no último dia 30. Durante palestra, ela falou sobre a importância do ingresso das mulheres na política para a ascensão de direitos femininos no país.

“Se queremos fraternidade, paz e justiça social, nós mulheres precisamos fazer parte da política partidária”, declarou Nilmar.

O evento, que visa o incentivo da participação feminina na política, contou com palestras sobre o protagonismo feminino e as eleições do próximo ano. De acordo com a ex-deputada, o esforço para as mulheres participarem da política vem de muito tempo. Ela citou avanços na legislação eleitoral a respeito do tema, destacando a obrigatoriedade dos partidos destinarem 30% das candidaturas a mulheres, além de no mínimo de 30% de recursos financeiros para as campanhas femininas.

“Uma das grandes dificuldades para as mulheres serem candidatas é a questão do financiamento de campanha”, argumentou a liberal. Ela afirmou ainda que “a partir do momento em que o financiamento passou a ser público e no momento em que há a obrigatoriedade de se destinar no mínimo 30% de recurso, nos encoraja e facilita muito mais na participação da política”.

Segundo dados do Estatuto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicada em 2018, as mulheres ainda recebem 20,5% a menos que os homens em todas as ocupações selecionadas na pesquisa. Mesmo sendo maioria a ingressar nas Universidades e em concursos públicos, as mulheres ocupam somente 37,8% dos cargos de chefia, conforme a ex-parlamentar.

Para ilustrar a necessidade das mulheres participarem da política, Nilmar Ruiz citou a frase “se uma mulher entra na política, muda a mulher, se muitas mulheres entram na política, muda a política”, da ex-presidente chilena Michelle Bachelet. Ela lembrou ainda que as mulheres, apesar de representarem mais de 50% da população, ocupam poucos cargos de decisão. No Poder Legislativo Federal, por exemplo, há apenas 77 deputadas federais, de um total de 513, e sete senadoras, de um total de 81.

Nilmar ressaltou também a importância do Partido Liberal na luta das mulheres. “O PL é o partido das mulheres, o PL vem fazendo todo um trabalho no Brasil inteiro para que nós não tenhamos candidaturas laranja, para que nós tenhamos líderes, mulheres líderes para vim para o PL fazer a história do nosso partido e do nosso país”. Ela concluiu seu discurso afirmando que “política é ter empatia com o outro, é sentir o outro, é respeitar e perceber o outro. Ter percepção, aumentar a consciência do que está em torno de nós”, destacou a liberal.

Fonte: Assessoria de imprensa da deputada