DESTAQUESNOTÍCIASPL Mulher SP

PL MULHER PROMOVE QUALIDADE EM 2019 E AVANÇA FORTALECIDO ÀS ELEIÇÕES 2020

O MOVIMENTO DE MULHERES DO PL PAULISTA SE CAPACITOU PARA OS PLEITOS MUNICIPAIS através de eventos que integraram a ‘Campanha 2019 de Incentivo, Capacitação e Qualificação de Candidaturas Femininas’. Cerca de 1.800 mulheres, entre líderes, dirigentes e pré-candidatas, saíram motivadas e preparadas qualitativamente das sete edições de conferências, e quatro edições de cursos, promovidos pelo PL Mulher do estado de São Paulo, além de encontros realizados pelo movimento nacional de Mulheres do PL, e por Executivas Municipais.

Atendendo disposto na reforma política de 2017, a partir das eleições municipais de 2020 estarão vedadas as coligações proporcionais, levando cada partido a montar chapa própria para o cumprimento da cota mínima de 30% de candidaturas femininas às câmaras municipais. Muito além da cota estabelecida pela legislação, o Partido Liberal lançou mais uma campanha inovadora e dinâmica para combater o quadro de sub-representação feminina na política brasileira, através da ‘Campanha 2019 de Incentivo, Capacitação e Qualificação de Candidaturas Femininas’, realizada nas várias regiões paulistas sob a promoção da Coordenação estadual do PL Mulher, e apoio da Direção Estadual do PL.

Ao promover as sete edições da Conferência estadual do PL Mulher e as quatro edições do Curso de Media Training/Mídias Sociais, dirigidos às líderes, mandatárias e pré-candidatas liberalistas das várias regiões paulistas, o partido proporcionou o espaço necessário para as mulheres debaterem e refletirem sobre a importância da presença e da atuação feminina no cenário político, assim como no contexto social, no sentido de pavimentar o caminho para eleger o maior número de prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras nas eleições de 2020 no estado de São Paulo, incentivando cada participante a se preparar e conquistar seu espaço de protagonismo.

2019, UM ANO ESPECIAL.

Para a dirigente maior do movimento feminino do PL no estado de São Paulo, Heloísa Antunes – a Professora Helô, este foi um ano especial. “Há anos, o movimento de Mulheres do Partido Liberal vem trabalhando forte em todo estado de São Paulo, mas em 2019 a legenda intensificou suas ações com o grande projeto de empoderamento feminino, avançando – e muito – nos debates sobre igualdade de gênero e representação feminina na política, com foco, não somente na eleição do maior número de candidatas em 2020, mas de mulheres preparadas para desenvolverem mandatos de qualidade nas Câmaras Municipais e Prefeituras a partir de 2021.” afirma Professora Helô.

PREPARAÇÃO CUIDADOSA.

O presidente estadual do PL-SP, José Tadeu Candelária, um dos maiores incentivadores ao empoderamento da mulher e à captação e qualificação de candidaturas femininas nos quadros da legenda 22, reafirma o cuidado especial do partido para compor chapas femininas de forte potencial eleitoral nos pleitos municipais do próximo ano. “O PL tem por tradição o pioneirismo na formação política de seus dirigentes, candidatos e mandatários, não sendo diferente com o PL Mulher desde sua formação. Porém, em 2019, além da missão de eleger o maior número de mulheres, estivemos ainda mais focados na qualificação de nossas pré-candidatas para 2020”, avalia Candelária ao concluir:

“Podemos afirmar que a presença das mulheres liberalistas nos pleitos municipais do próximo ano, foi precedida de uma cuidadosa preparação para as campanhas, assim como para seus mandatos. Os esforços para ampliarmos a presença feminina do PL nos mandatos legislativos e executivos são diferenciados, porque assim é a mulher, e ela só tem a convergir na política com sua força, sensibilidade, integridade e franqueza. Seguindo proposta do Diretório Nacional do PL, estamos construindo um cenário mais justo e mais equitativo, com a promoção de candidaturas femininas de qualidade em todo estado de São Paulo.” Afirma o dirigente maior do Partido Liberal.

PALESTRANTES QUALIFICADOS

A Coordenação Estadual do PL Mulher teve o cuidado de convidar palestrantes identificados com o projeto de empoderamento feminino do Partido Liberal, altamente qualificados para fazê-lo acontecer em todo estado de São Paulo:

MAGNO MALTA – PALESTRA INAUGURAL. O dirigente nacional do PL, “senador” Magno Malta, convidado pela coordenação paulista do PL Mulher para fazer a palestra inaugural na primeira edição da Conferência, na cidade de Santos, buscou conscientizar às mulheres de que o primeiro-passo para ocupar seus espaços na política e no poder constituído é acreditar na própria força, ao ministrar o tema ‘O novo Brasil com mais mulheres na política’.

 “O PL começa hoje uma nova caminhada rumo a 2020, mostrando que se apresentará forte nas eleições. A mulher quer ocupar seu espaço na política, e escolheu o PL para mostrar sua força, seu trabalho diferenciado de qualidade, de valorização dos princípios da família.” (Magno Malta).

_________________

CORONEL ELIANE NIKOLUK – A secretária de Segurança e Defesa do Cidadão do município de Jacareí, Coronel Eliane Nikoluk, referência de empoderamento às mulheres do Partido Liberal no estado de São Paulo, apresentou a palestra motivacional ‘Mulheres na Política: um desafio de cidadania’, onde expôs seus próprios desafios para chegar ao alto posto militar e a cargos públicos de gestão, normalmente ocupados por homens.

“A mulher para provar que é capaz tem que fazer muito mais. Mas pode ser o problema que for a mulher se mantém firme e defende seus objetivos, seus ideais, assim como defende a família e seus valores.” (Coronel Eliane Nikoluk)

__________________

DEPUTADA FEDERAL POLICIAL KÁTIA SASTRE – Com a palestra ‘Atuação Parlamentar na Definição de Políticas Públicas para Mulheres’, ministrada pela deputada federal Policial Kátia Sastre, as participantes tiveram a oportunidade de conhecer os desafios da mulher empoderada, e motivarem-se para realiza-los a partir de pré-candidaturas qualificadas, oferecidas de forma especial – e única – pelo PL Mulher paulista, às líderes liberalistas de todo o estado.

“Políticas públicas para mulheres só serão realidade quando elevarmos o número de mulheres com mandatos. As bancadas femininas nas câmaras municipais, prefeituras, Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, precisam ser fortalecidas – e muito – já a partir das eleições municipais de 2020, quando não será mais possível dividir a cota de 30%, já que com o fim das coligações na proporcional, cada partido deverá montar sua própria chapa com candidatas. E pela organização, certamente o PL está na frente das demais legendas nessa caminhada.” (deputada Kátia Sastre)

_______________

DEPUTADA ESTADUAL DELEGADA GRACIELA – Amor, Realização e Atitude! Este foi o tema palestrado com muita particularidade pela deputada estadual, Delegada Graciela, fazendo questão de afirmar que a solidez do Partido Liberal tem feito a diferença para que mulheres se engajem cada vez mais na política, e possam contribuir na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

“Assim como Maria da Penha, Michele Obama, Margareth Thatcher, entre muitas outras mulheres exemplares, precisamos nos impor, brigar por nosso espaço, buscar a igualdade em todos os aspectos. Precisamos que a representatividade feminina nos poderes seja à altura do que realmente somos na sociedade: maioria, e com mais qualidade ética. Somos fortes, mas para sermos competitivas, é preciso lutar unidas, nos preparar para fazermos a diferença nas eleições municipais, focando as características femininas de ‘Amor, Realização e Atitude.” (deputada Delegada Graciela)

________________

LARISSA ASHIUCHI – Forte líder do PL na região do Alto Tietê, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Suzano, primeira-dama Larissa Ashiuchi, palestrou o tema ‘Mulheres empoderadas e seus desafios’, fazendo um chamamento para que as mulheres conheçam e reconheçam suas capacidades políticas e potenciais eleitorais.

“A mulher é imensamente mais forte do que ela imagina. A mulher empoderada começa quando toma consciência de seus valores, e sobre  a importância da formação, da qualificação para que estejam capacitadas para seus desafios político-eleitorais, ou mesmo para alçar voos mais altos e ocupar mais cargos de liderança em grandes companhias.” (Larissa Ashiuchi)

________________

JORNALISTA MARILEI SCHIAVI – A coach de comunicação, mídia e internet, especialista em política, jornalista Marilei Schiavi, palestrou o tema ‘Media Training/Mídias Sociais’, mostrando a fundamental necessidade de a mulher candidata manter a postura adequada no relacionamento social com os eleitores, na comunicação com a imprensa, e também nas redes sociais, nesse processo de empoderamento feminino.

“Nenhum outro partido tem oferecido esses ensinamentos a seus pré-candidatos. Este curso é uma exclusividade do Partido Liberal.” (jornalista Marilei Schiavi)

________________

PUBLICITÁRIO DUDA LIMA – O curso de Media Training e Redes Sociais, que teve como orientadora a coach de comunicação, mídia e internet, especialista em política, jornalista Marilei Schiavi, ganhou ainda mais conteúdo com a participação do premiado especialista em marketing eleitoral, publicitário Duda Lima, que treinou as participantes para melhorar seus desempenhos na difícil missão de pedir e conquistar votos, além de ser co-orientador do curso.

 

CICLO DE CONFERÊNCIAS NO ESTADO

Foram realizadas sete edições da Conferência Estadual do PL Mulher, em diferentes regiões paulistas, dedicada ao tema ‘MAIS MULHER NA POLÍTICA. MAIOR REPRESENTAÇÃO FEMININA NO PODER’, que foram presididas pela coordenadora do PL Mulher no estado de São Paulo, Heloísa Antunes – a Professora Helô.

REGIONAL BAIXADA SANTISTA – A primeira edição, realizada na cidade de Santos, na manhã do sábado (31 de agosto), teve mais de 450 participantes, sendo maioria de líderes, dirigentes e pré-candidatas do PL Mulher de toda região da Baixada Santista. Além da palestra inaugural do “senador” Magno Malta, Jornalista Marilei Schiavi e Coronel Eliane Nikoluk, completaram o conceituado trio de palestrantes. Além do anfitrião, presidente do PL de Santos e coordenador regional do PL na Baixada Santista, secretário de Turismo de Santos, Odair Gonzalez, o evento foi prestigiado pelo presidente estadual do PL-SP, José Tadeu Candelária; presidente estadual do PL Mulher da Bahia, arquiteta Kátia Bacelar; ex-deputado estadual Luciano Batista, um dos líderes políticos do PL no litoral paulista; vereadora Janaína Ballaris (Praia Grande); presidente do PL de Osasco, vereadora Ana Paula Rossi; e demais autoridades, dirigentes e mandatários.

REGIONAL VALE DO PARAÍBA – Na noite da sexta-feira (20 de setembro), em São José dos Campos, foi realizada a segunda edição da Conferência, reunindo mais de 150 participantes de toda a região do Vale do Paraíba. As palestras ficaram por conta da ‘coach’ de comunicação, mídia e internet, especialista em política, jornalista Marilei Schiavi, e Coronel Eliane Nikoluk, secretária de Segurança e Defesa do Cidadão do município de Jacareí. O evento teve a participação do anfitrião, vereador Lino Bispo; presidente estadual do PL-SP, José Tadeu Candelária; vice-presidente nacional do PL, deputado André do Prado; além do prestígio do prefeito Felício Hamuth e de outras autoridades locais e regionais.

REGIONAL LINS – A terceira edição do evento lotou o auditório da câmara municipal de Lins na noite da sexta-feira (27/9), reunindo mais de 150 participantes de toda região. A palestra foi ministrada pela deputada federal Policial Kátia Sastre, e o debate político teve a participação do deputado Ricardo Madalena. O evento promovido pela estadual paulista do PL Mulher contou com fundamental apoio e prestígio do anfitrião, vereador Roy Nelson.

REGIONAL RIBEIRÃO PRETO – O município de Sertãozinho foi sede da quarta edição da Conferência Estadual do PL Mulher, realizada na noite da sexta-feira (25 de outubro). O evento reuniu cerca de 300 participantes, entre mandatários, dirigentes e líderes da região de Ribeirão Preto, marcando o ponto de partida às pré-candidaturas femininas de cada cidade, com destaque à prefeitável de Sertãozinho, Edna Costa. A palestrante foi a deputada federal Policial Kátia Sastre.

REGIONAL FRANCA – Deputada Delegada Graciela deu o tom da quinta edição da Conferência estadual do PL Mulher, com a palestra que provocou conscientização, possibilidades e motivação para o empoderamento feminino na região, sendo ela a maior referência, com vasta história de bons serviços prestados à sociedade, na polícia e, principalmente, na política. O evento, realizado na manhã do sábado (26 de outubro) teve o prestígio de mais de 200 pessoas, com nomes importantes da legenda, dentre eles o dirigente maior, José Tadeu Candelária; a secretária estadual do PL Mulher, Marina Della Vedova; Delegado Davi; além dos principais mandatários e mandatárias das cidades de toda a região.

REGIONAL CAMPINAS – A sexta edição, realizada em Sumaré na manhã do sábado (9 de novembro), reuniu mais de duzentas participantes, que tiveram oportunidade de identificar potencialidades e avivar pré-candidaturas para os pleitos de 2020, com a respeitada e requisitada palestrante Coronel Eliane Nikoluk, referência de liderança política às liberalistas do estado de São Paulo; além da posse do PL Mulher de Sumaré, com a jovem líder Katherine Castro Ruzza Dalben à frente. O evento teve o prestígio de líderes e autoridades político-partidárias, entre elas: presidente do PL de Sumaré, Rafael Virginelli (anfitrião); vice-presidente estadual do PL, José Renato da Silva; prefeito de Sumaré, Luiz Dalben; e o atuante parlamentar do PL na Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado estadual Dirceu Dalben.

REGIONAL ALTO TIETÊ – A Câmara Municipal de Suzano reuniu mais de 300 participantes da sétima edição estadual da Conferência Estadual do PL Mulher, realizada na noite da segunda-feira (25 de novembro), que saíram fortalecidas para o embate eleitoral de 2020, com as palestras da deputada federal Policial Kátia Sastre, e da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Suzano, primeira-dama Larissa Ashiuchi. O evento foi prestigiado por várias autoridades do PL, entre elas: presidente do Partido Liberal, José Tadeu Candelária; líder do PL na Alesp, deputado André do Prado; prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi; presidente da Câmara Municipal de Suzano, vereador Gerice Rego Lione (anfitrião); vice-presidente estadual do PL-SP, José Renato da Silva; secretária estadual do PL-SP, Marina Della Vedova; e a presidente do PL de Suzano, Cíntia Renata Lira.

CICLO DO CURSO MEDIA TRAINING/REDES SOCIAIS

O Parido Liberal, seguindo seu pioneirismo e tradição em cursos de formação, capacitação e qualificação política, promoveu os cursos gratuitamente às filiadas da legenda 22 que buscam candidaturas à vereadora e prefeita nas eleições de 2020, tendo como orientadora a coach de comunicação, mídia e internet, especialista em política, jornalista Marilei Schiavi. O curso realizado em dois períodos – manhã e tarde – teve como coorientador o especialista em marketing político e eleitoral, publicitário Duda Lima, que realizou treinamento de Postura e Voz, além de promover dinâmicas ao lado da orientadora Marilei Schiavi, com simulações de entrevistas e discursos com as “candidatas”.

Quatro regiões paulistas receberam o evento do PL Mulher, com a participação do coordenador de Cursos do PL-SP, José Renato da Silva, vice-presidente estadual da legenda em São Paulo:

LITORAL PAULISTA E VALE DO RIBEIRA – A primeira edição do curso de MEDIA TRAINING, realizada na cidade de Praia Grande no sábado (28 de setembro), foi dirigido às pré-candidatas a vereadora do PL no Litoral Paulista e Vale do Ribeira;

VALE DO PARAÍBA – A segunda edição do curso foi realizada na Câmara Municipal de Aparecida no sábado – dia 26 de outubro – com as pré-candidatas a vereadora do PL na região do Vale do Paraíba, tendo como anfitriã a presidente do PL Mulher de Aparecida, engenheira Jeffercy Nunes, ex-secretária de Obras da cidade;

ALTO TIETÊ – A cidade de Mogi das Cruzes recebeu pré-candidatas a vereadora do PL de toda região do Alto Tietê, que participaram da terceira edição do curso de MEDIA TRAINING E REDES SOCIAIS, no sábado (9 de novembro). O evento contou o prestígio e apoio de autoridades do partido, entre elas o anfitrião, presidente do PL de Mogi das Cruzes, deputado estadual Marcos Damasio; presidente estadual do PL-SP, José Tadeu Candelária; presidente do legislativo mogiano, vereador Sadao Sakai; e o vereador Francimário (Farofa);

CAPITAL E GRANDE SÃO PAULO – A quarta edição do curso atendeu as pré-candidatas a vereadora, vice-prefeita e prefeita, da capital e demais cidades da região metropolitana de São Paulo, que participaram do evento realizado no sábado, dia 23 de novembro, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), prestigiado por autoridades do PL, entre elas o presidente estadual do PL-SP, José Tadeu Candelária; presidente do PL de Osasco, vereadora Ana Paula Rossi; e a presidente municipal do PL Mulher, e pré-candidata a prefeita de Iracemápolis, Nelita Michel.