Artigos

ARTIGO – A melhor saída por Marcos Damasio

Com a crise econômica, a resiliência do brasileiro é mais uma vez colocada à prova e a melhor saída para quem transforma a crise em oportunidade tem sido o empreendedorismo. Melhor saída, mas não a mais fácil. Ainda mais em um país como o nosso, cheio de burocracia e que massacra quem quer produzir com uma cascata de impostos e juros exorbitantes.

Mas, e apesar de tudo isso, somos o povo mais empreendedor do mundo, conforme pesquisa mundial do GEM (Global Entrepreneurship Monitor), divulgada no ano passado pelo Sebrae. Título que abraça boas e não tão boas notícias.

A boa é que ao longo de 15 anos do levantamento GEM o cenário no Brasil evoluiu. Se antes liderávamos o ranking era porque muita gente criava um negócio para sobreviver e, geralmente, trabalhava na informalidade; os chamados “empreendedores de necessidade”. Agora, nota-se que há mais “empreendedores de oportunidade”, aqueles que analisam o mercado e criam um negócio para suprir uma lacuna.

Agora, se somos os primeiros entre os 70 países que participam da pesquisa, porque ainda não usufruímos, de fato, dessa condição positiva? Especialistas dizem que falta investir em inovação. Mas como fazer isso em um país onde, contraditoriamente, crescer significa ser penalizado com mais impostos?

Um caminho pode ser a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 125/2015, que amplia, simplifica e estimula o crescimento dos optantes do Simples Nacional ou Supersimples. Entre os méritos deste projeto está desfazer este nó e aliar empreendedorismo e inovação, crescimento e benefícios, criando um ambiente favorável ao investimento e ao desenvolvimento.

Entidades do setor produtivo não têm dúvida, a saída da crise brasileira atual é estimular o empreendedorismo, a geração de emprego e renda com a desburocratização dos processos e a redução da carga tributária e dos juros.

Se quisermos um Brasil melhor, com mais oportunidades, temos de unir estas pontas. Estamos caminhando, e esta é uma boa notícia.

*Marcos Damasio é deputado estadual pelo Partido da República em São Paulo

admin Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
×
admin Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.